O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

2 de setembro de 2013

Fim de semana de dérbi.

O Sporting marca em fora de jogo, e o Benfica vê-se sérvio para empatar. Esta frase seria praticamente impossível de escrever sem o ar trocista e um riso disfarçado, até sábado.

Sporting - Benfica com o Sporting por cima, num jogo em que o Benfica mostra que se não põe o miúdo Markovic a jogar rapidamente no onze, a coisa fica muito difícil. A sofrer golos há 20 jogos consecutivos, há três perguntas que urgem: não compraram o central mais caro da história do Benfica? quando é que o Maxi Pereira é expulso? e quem diabo é Bruno Cortez?

Montero continua a marcar e se o Sporting até aqui só tinha jogado com equipas muito fraquinhas e claramente candidatas à descida, contra o Benfica, Leonardo Jardim mostrou que talvez ainda precise de interiorizar que está num grande.

Não capitalizar quando sai Gaitán e massacrar o coador Cortez com Capel para acabar com o jogo, é jogada de quem não os tem no sítio. Jardim jogou pelo seguro e assim, deixa o Porto fugir. O Porto e se calhar o Estoril. Só espero que o Benfica não tenha dinheiro para despedir o JJ e ir buscar o Marco Silva.

Quem é que disse ao Costinha que era treinador? A sensação que dá é que o Paços de Ferreira quer, finalmente livrar-se da fama de clube do boné, e contratou o ex-jogador mais bem vestido da história do futebol português, para ficar bem na fotografia, mas a verdade é que com Gaminha nas flash interviews, esse objectivo fica claramente por cumprir.

Jackson salva o Porto num jogo apertadinho jogado em Felgueiras, num campo a sério e não no habitual Estádio Capital do Móvel. E os tripeiros aproveitam o empate de Alvalade para ficar já à frente. A ver vamos se Paulo Fonseca tem estaleca para a Champions e campeonato ao mesmo tempo, ou se dá uma de Leonardo Jardim contra o Atlético e o Zenit.

Resumindo, joga-se pouco para os lados da luz, onde Jorge Jesus tem em campo a atitude "Carlos Queiroz" de quem está sentadinho à espera dos milhões da rescisão. Joga-se bem para os lados de Alvalade e Dragão, mas não o suficiente, sabendo que ainda é cedo e que ainda há muito tempo para melhorar.

por Creep

29 de agosto de 2013

Sorteio da Liga dos Campeões

O sorteio da Liga dos Campeões foi bom para o Benfica,que facilmente se pode apurar em 2º, mas... no ano passado também tinha sido.

Já para o Porto, embora não seja impossível, quem viu os jogos da supertaça espanhola sabe que este não é nada acessível. Ao mesmo tempo ir a São Petesburgo jogar com o Zenit em Novembro não é nada fácil. A ver vamos se este é mais um ano de Liga Europa para o Porto.

Os potes deste ano podiam ter dado grupos terríveis, ao nível do grupo do Real Madrid, Manchester City, Ajax e Dortmund da época passada. Mas não deu. Os grupos mais difíceis talvez sejam o F, de Arsenal, Marselha, Dortmund e Nápoles ou o H de Barcelona, Milan, Ajax e Celtic, este, se o Ajax atinar este ano.

É difícil entender, por exemplo, como é que o Dortmund, actual vice-campeão alemão e finalista da liga dos campeões, e campeão alemão em 2011 e 2012 foi atirado para o pote 3. A verdade é que com os potes deste ano podíamos ter um grupo com Barcelona, PSG, Dortmund e Nápoles, por exemplo.

É cada vez mais difícil entender os rankings da UEFA ou FIFA, prémios, etc... Valha-nos enquanto a Champions vai tendo prestígio, porque os rankings e prémios...

Nota para o prémio de melhor jogador a jogar na Europa na época 2012/2013 que este ano foi atribuído a Frank Ribéry. E que tal acabar com os prémios por votação? Acabavam-se as palhaçadas também.

por Creep

27 de agosto de 2013

O Benfica é mesmo uma religião.

Está cada vez mais bíblica a situação no Benfica. Senão vejamos:

Na bíblia, Jesus foi negado 3 vezes "Em verdade te digo que esta noite, antes de cantar o galo, três vezes me negarás", disse Jesus a Pedro. Também no Benfica Jesus foi negado 3 vezes, Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal.

O dia é domingo e aos 92 minutos de jogo (ironia do destino) o Benfica perdia em casa com o Gil Vicente e todo um estádio estava de pedras na mão prontinho a crucificar Jesus. Dois minutos depois, o Benfica vira o resultado e Jesus ressuscita, 92 dias depois (outra vez o 92),  antes do cantar do galo, de Barcelos, passando de fraude a salvador, tal como o original.

Depois de Maxi Pereira trair Jesus com um lance que se não foi por 30 moedas... aparece um Luísão a insultar e a questionar a fé dos fiéis. No fim, é um beijo de Jesus ao pecador Maxi Pereira em plena catedral, que traz a paz à terra santa e ao balneário da luz.

A ver vamos se esta ressurreição é duradoura e contraria a tendência bíblica da história recente do Benfica, ou se no Sábado, em Alvalade vamos assistir à ascensão de Jesus e à solidificação do estatuto de religião em Portugal  do clube da luz.

por Creep

21 de agosto de 2013

Pequenos Paços europeus.

O Paços jogou ontem a primeira mão da eliminatória da Champions, sem direito a hino. Não por causa da fraquinha exibição, mas porque o hino só toca a partir da fase de grupos.
A Champions lá longe... quase não se vê.
Mas a verdade é que vem ao de cima um dos principais problemas do futebol português. As equipas pequenas são demasiado pequenas e, quando não jogam nos seus pequenos campos de matraquilhos com relva pelo joelho e por entre os buracos (a UEFA não deixa), levam a chamada "abada" e só não levam mais às vezes, por poupança do adversário.

Em Portugal o Paços anda há anos a beneficiar do seu campo apertadinho e cheio de buracos, para tirar pontos aos grandes e ir ganhando vantagem aos pequenos (excepção feita à última época). E fá-lo porque nem nos sonhos debaixo do boné do Paços de Ferreira, a equipa sénior de futebol jogaria a Liga dos Campeões, mesmo a pré-eliminatória.

E quando joga, como a UEFA obriga a jogar num estádio, é uma presença que serve apenas para repartir os escassos pontos que Portugal vai fazendo na Europa, por mais equipas, o que nos faz baixar o ranking.

Falhando a Liga dos Campeões, como é mais do que provável depois do 1-4 de ontem, o Paços vai para a fase de grupos da Liga Europa, e, como nessa altura o Estádio do Dragão está ocupado com um qualquer Real Madrid, talvez o Paços se veja obrigado a alugar o Estádio do Bessa, por exemplo e se veja novamente em desvantagem por não jogar na Mata Real.

Espero sinceramente estar enganado, mas o Paços do Costinha, cujos fatos Armani não fazem "pandã" com o boné da capital do móvel, vai sair rápida e facilmente da Liga Europa, como aconteceu o ano passado com a Académica e antes com o Nacional, etc...

Uma nota para a primeira mão da Supertaça Espanhola que está agora no intervalo e o Atlético de Madrid já ganha por 1-0. O Barcelona continua a ser fabuloso a dar 7 e 8 aos desgraçadinhos, mas a falhar quando alguém os enfrenta para ganhar e não para os deixar jogar a seu bel-prazer.

Villa marcou um golaço, numa espécie de F*** You ao Barcelona que o dispensou para poder jogar sem ponta-de-lança e ficar mais 1 ano a passar a bola ad nauseum.

Só desejo que este ano, seja o Chelsea do Happy One a eliminá-los da Champions, porque se for o Bayern do, agora persona non grata, Guardiola ainda levam outra vez 7-0.

por Creep

19 de agosto de 2013

Volta o Campeonato. Volta a Bola de Couro.

Começou o campeonato 2013/2014.

Quando toda a gente esperava outra luta a 2, eis que o Benfica leva 18 jogos seguidos a sofrer golos e até os adeptos estão com dificuldade em dizer o que dizem todos os anos: "Este ano é que é". Isto para quem estava convicto que ia jogar a final da Champions League no Estádio da Luz, é um valente murro no estômago e começa a ficar difícil justificar os maus resultados e más exibições.

O Porto, igual a si próprio, mesmo com um treinador tenrinho, mas que vai aprendendo, ganha sem convencer. Ganha sem polémica, mas com lances que, convenhamos, abriram o jogo para um Porto que, pelo que mostrou na primeira parte e até no início da segunda, não parecia capaz de virar o resultado. Resultado, 3 pontos para os campeões nacionais.

O Sporting arranca muito bem! Belíssimo jogo em Alvalade contra um Arouca que se viu a ganhar e achava que seria como no ano passado, quando o Sporting não ganhava a ninguém, especialmente se entrasse a perder. Não foi assim ontem, e muito por culpa, não de Montero (que marca 3 na estreia), mas por causa de uma mão cheia de putos que vêm cheios de vontade de jogar.

Destacam-se Wilson Eduardo, Capel, William Carvalho e Rui Patrício, quase todos prata da casa. A ver vamos se isto é para durar ou se se vão a baixo à primeira derrota.

Com um hat-trick no primeiro jogo oficial, Montero é claramente a figura da jornada
Na restante jornada, ganha destaque a derrota do Paços de Ferreira em casa, mesmo antes de jogar a histórica eliminatória contra o Zenit. Pode querer dizer que já estavam com a cabeça no jogo da Champions, ou que vão ser facilmente eliminados por Hulk e companhia.

Para a semana há mais e daqui a 2 semanas há Sporting - Benfica. Ainda por cima o mercado ainda não fechou e muita coisa pode mudar até Setembro. Fazer prognósticos agora... hummm... naaaaa.

Nota: A Bola de Couro abriu o seu canal no Youtube, aqui e já tem o seu primeiro vídeo online, aqui.

por Creep

25 de abril de 2013

4 para cada lado.


O Barcelona foi destruído em Munique. Finalmente alguém com vontade de cortar pela raiz o jogo irritante dos anões da Catalunha. 

Já há muito tempo que cada vez que vejo o Barcelona jogar me lembro sempre deste episódio dos Simpsons (vídeo aqui), e na 3ª feira foi o dia em que Messi desaparece por completo, porque, ao contrário do que tantos dizem por aí porque não podem admitir 1 minuto sequer que Messi é completamente dependente de Xavi, Iniesta e companhia, Messi sem a equipa é um jogador excepcional, mas banal, com a mesma capacidade para desequilibrar de Robben ou Ozil e outros que tal.

Com 2 penáltis por marcar contra o Barcelona, ainda temi que fosse outra "Capelada", mas 2 golos irregulares deram a justiça poética que o Barcelona já precisava de sentir na pele. 

Mas a espectacular 3ª feira não conseguiu tirar o nervoso miudinho para o jogo de Dortmund. Temia que o Real perdesse, mas não pela mesma cartilha. Puro engano! O Dortmund esmagou o Real que apesar do golo de Ronaldo (who else?) tem tantas hipóteses de eliminar os de amarelo berrante como os anões de marcarem 5 ao recente campeão alemão.

Lewandowski marca 4 ao Real, coisa que nem o genialíssimo ultra-poderoso, fora de órbita Messi conseguiu fazer, e a única vantagem que o Real teve sobre o Barcelona foram as 22 horas que os madrilenos puderam gozar com os rivais entre 3ª e 4ª.

Fica só a nota para a final Bayern - Dortmund: com tudo a correr normalmente ganham os bávaros de vermelho, limpinho, limpinho.

Limpinha, limpinha foi também a vitória do Fenerbahçe hoje. E pecou por defeito, já que os turcos ainda meteram 3 bolas no poste. Um jogo banal que facilmente o Benfica dá a volta em casa, especialmente porque o Fenerbahçe joga sem Topal, Webó e provavelmente Raúl Meireles.

E na Suíça, foi o herói improvável David Luíz que pode ter resolvido a eliminatória a favor do Chelsea num livre aos 94 minutos.

Já que dei o palpite para a final da champions, fica aqui como vai ser a final da liga europa: Benfica-Chelsea, com o Benfica a perder e o Chelsea a fazer o que o Porto fez em 2003 e 2004, só que ao contrário.

por Creep

22 de abril de 2013

Uma reza numa qualquer capela resolve.

Como estragar o golo do ano do campeonato português? Deixar de marcar 3 penáltis e deixar de expulsar 3 jogadores da mesma equipa. Tão fácil como isto.

Ontem assistiu-se na luz a um espectáculo dos mais deprimentes dos últimos anos no que toca à arbitragem. Já sabemos que para os benfiquistas só à roubos quando os beneficiados são os seus adversários. O seu complexo de superioridade impede que alguma vez ganhem sem mérito, e já agora, que percam sem serem escandalosamente roubados. Sempre foi assim, ontem foi assim, e será assim no futuro.

Já venho dizendo há muito tempo que este ano o Porto não ganha o campeonato, não por causa de arbitragens como a de ontem, mas simplesmente porque o Porto deste ano, não tem jogo suficiente para superar o futebol do Benfica. O plantel é curto e o treinador estava bem era no Santa Clara de onde nunca devia ter saído.

Penso isto desde o início do ano, e só ontem, a 4 jornadas do fim, percebi que não só não seremos campeões por demérito próprio, como não corríamos o risco de se repetir o que se passou no ano passado, em que fomos campeões porque os nossos adversários conseguiram ser ainda mais fracos do que nós.

Este ano, pelo que se viu ontem, mesmo quando o adversário pode ficar ao alcance de uma luta mano, uma reza numa qualquer capela resolve o problema e evita eventuais problemas.

João Capela pode, a partir de ontem, publicitar-se ao lado de professor Karamba e mestre Matumba na resolução de problemas da vida quotidiana, mediante uma simbólica quantia.

A história mostra que muito dificilmente o Benfica ganha no dragão para ser campeão. Aliás, o mais provável é perder, por isso, João Capela certificou-se que o senhores da águia, vão ao Dragão com 4 pontos e com o campeonato no bolso.

O golo de Lima ontem foi a única coisa que prestigiou aquilo que deve ser um Benfica-Sporting. No entanto tenho sérias dúvidas que se Maxi, Garay e Matica não estivessem em campo, como seria de elementar justiça não havendo Capela, que o Benfica conseguisse estabilidade defensiva que permitisse uma jogada daquelas, se calhar Gaitán já nem estava em campo com tantos passes falhados.

O que acontecia se o Benfica tem tido os penáltis contra marcados e os seus jogadores expulsos, nunca vamos saber, às tantas até ganhava o jogo a um Sporting feito de júniores a retalho, o facto é que tanta coisa beneficiou o Benfica neste jogo que é impossível aceitar o argumento, tão imbecilmente reforçado por Jorge Jesus e os seus apóstolos espalhados por TV's e redes sociais, de que 37 pontos separam as 2 equipas e isso justifica a vitória do Benfica ontem.

Quando Alex Sandro faz penáltis é no mínimo honesto dizer que não se percebe como é que não são marcados. Quem vê o Porto ir ganhando os jogos arrastando-se entre resultados de 1-0 e empates com Olhanenses, tem que admitir que falta algo ao Porto (1 treinador é a minha hipótese). Mas esta humildade nunca fará parte do ADN do Benfica, e que os impede de admitir que o campeonato foi ganho ontem numa exibição de luxo do seu único jogador português a começar o jogo: João Capela, considerado pelo seu treinador JJ, o melhor em campo e com "um futuro muito promissor no futebol" (fim de citação).

por Creep

13 de março de 2013

Assim não!

Onde esteve o Porto hoje? Em Málaga não foi de certeza. Que vergonha de jogo se viu hoje. Não me lembro de ver um jogo em que todos, repito TODOS os jogadores não acertarem um passe, um corte... nem os posicionamentos estiveram perto de serem correctos.

Fernando fez o pior jogo desde que está no Porto. Alex Sandro ainda deve estar lesionado porque correr... Otamendi corria para todo o lado sem qualquer critério e Danilo parecia estar sempre a jogar ao meínho. Mangala não dava seguimento a uma única saída de bola e Lucho nem as recepções de bola lhe saíam bem.

Moutinho foi, como sempre o único que se safou na primeira parte e saiu ao intervalo como prémio. e Defour... o que dizer de um jogador que é expulso daquela maneira? É preciso cabeça! Varela nunca conseguiu receber jogo nem fazer pressão e Jackson nunca viu a bola mais perto do que a biqueira da bota, de costas para a baliza. E nem 1 golo mal anulado ao Málaga serviu para o Porto acordar.

É certo que James não está a 100%, mas o que é preciso Atsu fazer para ser titular? Não seria de prever que ia ser preciso velocidade para responder ao Málaga? Ou Vítor Pereira achava que o Málaga ia fazer o mesmo jogo que fez no Dragão?

Hoje foi o pior Porto colectivo e o pior Porto individual da época e, talvez porque tenha má memória, o pior jogo do Porto de Vítor Pereira.Resta-me lamentar que este senhor "treinador" já está há 631 dias à frente de uma equipa grande demais para as suas capacidades.

Nem as queixas mais do que justas sobre os amarelos dados a Porto e Málaga (como é possível Toulalan acabar o jogo?) justificam a derrota de hoje. Assim não e garantidamente não é assim que se pode eventualmente ganhar o campeonato.

Na Alemanha o Arsenal foi lá ganhar 2-0 o que não chegou para virar a eliminatória mas que serve para Arséne Wenger ser eleito 1 dos 3 melhores treinadores do mundo como é normal todos os anos.

6ª feira há sorteio para ver se é para já a final da Champions com outro Real - Barça ou se o senhor Platini vai fazer o caldinho para garantir a presença da sua equipa de eleição na final.

por Creep

Estará o Barcelona de volta?

O Barça de Jordi Roura (?????) vingou a dream team de Johan Cruyff e aplicou a mesma dose que o Milan de Fabio Capello a este Milan de Massimiliano Allegri lhe deu em 1994.

Contrariamente ao embate de 1994, quando os treinadores tinham realmente um papel importante e Capello derrota o Eusébio do Barcelona (tal como o D'Eusébio, Cruyff é até hoje, pelo menos, parcialmente responsável por toda e qualquer vitória do clube catalão, mesmo já estando quase tão chéché como o Pélé), este Barça-Milan teve como protagonistas, essencialmente os jogadores.

Messi, Iniesta, Villa e Xavi fizeram por si só, o que Romário, Guardiola, Stoichkov e Nadal não conseguiram em 1994. Em grande parte porque do outro lado não havia Savicevic, Boban, Donadoni ou Maldini, nem... Capello.

Depois de terem perdido 2 jogos em 5 dias com 2 Reais diferentes, os matraquilhos da Catalunha não podiam perder, sob pena de assinarem a certidão de óbito do todo poderoso Barcelona que hoje anda por aí a ser idolatrado desconfio por serem a equipa mais fofinha e simpática do mundo. Todos são pequeninos e fazem com que soltemos um "ohhhhhh" quando simulam uma qualquer falta, deve ser por isso.

Ontem Allegri teve demasiado medo do Barça e por isso levou 4. É certo que não tinha Pazzini e como Balotelli não pode jogar na Champions, teve que jogar sem ponta de lança (Niang não conta), mas mesmo assim, já devia ter percebido que se o Barça não tem quem lhes meta medo na defesa, é certinho que Iniesta &Cia lhes vão fazer a folha, mais cedo ou mais tarde.

Porquê Muntari e Robinho no banco? Coisas de treinadores...

Mas e Yilmaz? O homem não larga CR7 na lista de melhores marcadores e marcou outro ontem na vitória do Galatasaray cheio de estrelas, frente ao Schalke que a certa altura até pareceu dar luta, e não lhe tivessem tirado 2 penáltis, talvez tivesse mesmo eliminar o sensacional Yilmaz, o retornado Drogba e o baixinho Sneijder. 


Uma nota só porque detesto mesmo o Messi: Se os árbitros marcassem todas as faltas que são marcadas sobre Messi, os jogos paravam de 30 em 30 segundos.

por Creep

6 de março de 2013

Real e Dortmund: Os gigantes do grupo da morte seguem em frente.

Começa a definir-se a Liga dos Campeões. O Dortmund dá 3 em casa ao Shakhtar , Real vira a eliminatória em Manchester e os 2 sobreviventes do grupo da morte mostram claramente porque é que foram apurados para os oitavos de final num grupo com o campeão inglês e holandês.

Devo dizer de antemão que sou adepto (desde o Hugo Sanchez) do Real Madrid e acho, sinceramente que este ano é um enorme candidato a ganhar a Champions.

Vi o jogo em Manchester e fiquei com sérias dúvidas, não tivesse Nani ter sido (exageradamente) expulso, se o Real teria conseguido desmontar o fabuloso posicionamento táctico da equipa de Sir Alex.

Sem o contra-factual é sempre muito difícil saber se um Manchester com Giggs 90 minutos em campo aguentaria um Real atrás do resultado, mas que a expulsão condicionou o jogo, disso não há dúvidas. Este foi aliás um jogo muito fraco de um árbitro que já vem há muito a habituar-nos a arbitragens... bom... digamos... discutíveis, para ser meiguinho.

Diego López fez um jogo típico de quem quer agarrar a baliza do Real até ao fim da época, mesmo depois do regresso de Casillas, aproveitando os azeites entre Mourinho e o namorado da Carbonero.

Este foi um jogo tendencioso para os lados de Madrid, mas não invalida que o Real tenha sido melhor nas 2 mãos, e, por isso um justo vencedor, tal como seria o Manchester se, por acaso tem eliminado os campeões espanhóis.

Uma nota para os idosos: Sou fã de Giggs, desde sempre! Nunca gostei do United mas sempre me fez confusão porque é que Giggs nunca foi, nem sequer votado entre os 3 melhores do mundo numa carreira que dura há 22 anos. Mas hoje, o galês de cabelos grisalhos mostrou que não aguenta 90 minutos de um jogo a eliminar contra o Real Madrid, talvez aguente contra o Norwich, mas contra o Real? Não me parece.

E Sir Alex? Mourinho demora 30 segundos a decidir-se por Modric depois da expulsão de Nani, Ferguson demora deixa Rooney 73 minutos no banco. Tudo se permite a que tem a carreira do "elderly scotsman" mas umas decisões são mais fáceis de perceber do que outras.

Na Alemanha tudo natural, embora na 2ª parte os ucranianos tenham lutado pela sua vida, com 2 ou 3 lances que fazem com que fiquem melhor na fotografia.

Amanhã há 2 jogos de duas eliminatórias que já estão praticamente resolvidas, embora, o Valência possa ainda surpreender os sheikhs de Paris.

por Creep

20 de fevereiro de 2013

Bocas não ganham jogos.

Que semana esta na Champions. O Porto com um golo fora de jogo faz um resultado mais do que justo, aliás, se houvesse justiça, tinham era sido 2, já que o Málaga nem tocou na "xixa" até estar a perder.
Mas o melhor estava guardado para hoje.
O Milan cala a boca de Xavi, que do cimo da humildade tão apregoada pelos fãs da equipa de anões que joga prás bandas da Catalunha, disse que iriam recordar este Barcelona como se recordam os Lakers de há 30 anos. A humildade fica bem a todos...

Ontem, apesar de fora de jogo, Moutinho mostrou porque é hoje 1 dos melhores médios centro do futebol mundial e que tem lugar em qualquer equipa do mundo, sem excepções!

O Málaga, que eliminou o Zenit de Hulk e Witsel e ficou à frente do tal Milan que deu 2 ao Barça, rematou uma... vou repetir: UMA vez durante os 90 minutos e o porto faz 59% de posse de bola frente ao 4º classificado espanhol.  Muito por culpa de Moutinho, mas também de Alex Sandro. O que dizer do lateral esquerdo do Porto... Cada jogo melhor e claramente já hoje um dos melhores laterais esquerdos do mundo!

O Porto pode, e convenhamos que poucas vezes terá oportunidades melhores para passar aos quartos-de-final da liga dos campeões, passar a eliminatória em Málaga sem grande dificuldade, mas sem nunca menosprezar a equipa espanhola... olha o que aconteceu ao Barça.

E o Milan? Pois é, não se ganham jogos antes de os jogar, mesmo que se seja o Barcelona que, se a Liga dos Campeões fosse por votos como o prémio FIFA de melhor jogador do mundo, ganharia todos os anos, sem sequer pôr os pés na relva.

O Milan foi aquilo que é o estereótipo das equipas italianas, 39% de posse de bola e 2 golos a mais do que o adversário. Capaz de ser brilhante como na jogada do 2º golo, o Milan tem, ainda assim que ter muito cuidado em Camp Nou, porque se há equipa que consegue marcar 3 golos ao Milan (quando joga na champions, note-se) é este Barça.

Quase despedido depois do pior início de época de sempre da história do Milan na Serie A, Allegri trouxe o Milan de volta às primeiras páginas dos jornais pelas melhores razões e fez lembrar 94 quando Savicevic foi ao Estádio Olímpico de Atenas dar um show de bola e o Milan atropelou o Barcelona de Guardiola, Stoichkov e Romário por 4-0. Tal como o Porto, nada está ganho e é preciso muito cuidado na 2ª mão.

Quem está tranquilinho é o Bayern que ontem mostrou que o Arsenal de um tal de Wenger, que tem nome de cor de móveis e que todos os anos, faça o que fizer está sempre nos 5 melhores treinadores do mundo (uma espécie de Barcelona dos treinadores para a FIFA), joga ainda menos sem Nasri e Van Persie, indo a Londres ganhar por 3-1 e arrumar a questão.

Para terminar o assunto Champions, o Galatasaray do goleador Yilmaz (que golo hoje, hein? senhor Burak!) e dos recém chegados Drogba e Sneijder ainda pode (se estes 2 senhores se integrarem a tempo) fazer brilharete este ano. Ficamos à espera!

por Creep

15 de fevereiro de 2013

Para a dor de cabeça, tinto e moelas do Barbas.

Arrancou hoje, na Alemanha, a segunda parte das prestações portuguesas na Europa. Benfica foi jogar ao fresquinho de Leverkusen e agora quem tem que tomar aspirinas para a dor de cabeça são os loiros, símbolos da eficiência, da Europa do norte.

Basicamente se envolver pontapés a uma bola, nós os portuguesitos damos um show de produtividade e os alemães têm que vir cá fazer mais do que fintar em linha recta.

Cardozo marca e de prémio foi tomar um banho quentinho mais cedo que estava um frio de rachar. Que grande jogada a do golo. Segundo ouvi na rádio, parece que o Leverkusen não jogou com uns 2 ou 3 titulares e pode, se os quiser por a jogar na Luz, fazer outra figura em Lisboa.

Na primeira parte, deu mais gozo ver a neve a cair  em cima do Luisão e tentar perceber se a careca ia, em algum momento, ficar branca, do que ver o jogo, propriamente dito. Muito fraquinho.

Ainda não ouvi o Jesus falar, mas de certeza que gostou da substituição do Salvio e chamou a si o mérito da vitória.

Só uma nota final: hoje de manhã ouvi que esta fazia lembrar uma eliminatória e um resultado históricos do Benfica. Eu lembro-me do jogo Bayer-Benfica de Março de 1994 e foi, de facto memorável e histórico... o jogo! Não me passa pela cabeça que 4-4 nuns quarto de final da Taça das Taças seja um resultado histórico na vida desportiva do Benfica, sobretudo tendo em conta que nessa altura ainda iam ganhando qualquer coisa e a última final da Champions tinha sido só há 6 anos.

Bom jogo em Leverkusen, mas é preciso ter cuidado na Luz... o Bayer joga mais do que mostrou hoje e o Benfica tem a inconveniente mania de achar que, por vezes, é melhor do que os outros e isso, geralmente dá mau resultado.


por Creep

14 de fevereiro de 2013

A Bola de Couro,de cara lavada!

Voltam as equipas portuguesas às competições europeias e volta a Bola de Couro, de cara lavada para acompanhar o resto da época. A falta de tempo fez a bola parar (mas só esta, a de couro) e resolvemos fazer uma metamorfose ao site para ajudar à mudança.

Vamos tentar, dentro daquilo que o tempo permitir, acompanhar a manter todas as páginas das competições actualizadas, agora que separámos as principais ligas, as competições europeias e as de selecções.

Pequenas sondagens vão aparecer para sabermos as vossas opiniões, mas a participação dos visitantes não se fica por aí. Já temos a nossa página do Facebook que manterá todos os seguidores em sintonia com as actualizações dos posts feitos no site, bem como outros pequenos "treats" de futebol e de outros desportos, sempre que... basicamente... nos dê na veneta. Lá é o sítio certo para mandar bocas telegráficas e moer o juízo sempre que acharem de premente importância, ou só porque sim. Mas há mais!

Haverá um espaço, permanentemente aberto a quem quiser ser autor na bola de couro, já que teremos autores convidados que podem, se houver oportunidade, vontade e disponibilidade, passar a autores permanentes ou por períodos mais alargados. Para isso só têm que enviar um email a manifestar a vontade de escrever na bola de couro para geral@boladecouro.com. E depois é fácil, fácil.

Esperemos que gostem da nova Bola de Couro e que, agora que já não temos o site do Público a ajudar (que aliás não está lá grande coisa...), tragam convosco mais gente para este pequeno projecto que se quer altamente participativo para que possa ser também um bocadinho vosso.

Já a seguir, o primeiro post da nova Bola sobre a vitória do Benfica na Alemanha.

por Creep