O que ontem se assistiu no pavilhão Dragão Caixa foi inaceitável e nunca poderá ser considerado normal, seja por quem for. A atitude dos adeptos do F.C. Porto foi execrável, violenta e de um mau perder que pouco digna um clube que tanto tem criticado o mau perder de uns e outros que perdem muito mais vezes do que o clube das antas. Dito isto, há aqui questões que é preciso analisar em pormenor.
A primeira questão prende-se com quem teve tais atitudes que foram os adeptos do F.C. Porto. Nestes casos, os clubes assumem a sua quota de responsabilidade, como deve ser e são geralmente multados, em Portugal, porque lá fora pode haver interdição do recinto desportivo. Como se sabe, por cá, os adeptos podem entrar em campo e agredir árbitros que uma multa é suficiente, portanto, calculo que para este caso seja aplicada a mesma sanção.
Antes de passar ao próximo ponto é importante voltar a frisar que não se pode considerar normal, nem há atenuantes para quem, por meio da violência, não permite que o adversário receba o troféu que conquistou, seja onde for!
Mesmo assim, há factores que são de certo modo explicativos do que se passou. O F.C. do Porto perdeu contra o principal rival na sua própria casa, logo, os adeptos não estariam propriamente com a melhor das disposições, noutros campos, não são os adeptos que têm mau perder, são os responsáveis por regas e iluminação.
O que retiro daqui, é que, tudo está demasiado empolado, seja de um lado ou de outro. Não podemos nem permitir que os adeptos ajam daquela maneira, mas muito menos podemos deixar que profissionais, com responsabilidades façam o que fez Carlos Lisboa.
Critiquei e critico quando jogadores do FC Porto insultem a agremiação da luz em cânticos insultuosos nos festejos dos títulos do dragão, não posso por isso deixar de criticar veementemente a atitude do treinador do Benfica e também do homem, que ao1:54 do vídeo, atira uma toalha na direcção dos adeptos adversários.
Conheci um advogado que fazia isso na estrada, batia no carro de alguém, depois quando saía do carro insultava a pessoa até a tirar do sério, depois esperava pela agressão, e com algumas testemunhas processava a pessoa que tinha provocado. É isto que fazem os responsáveis do Benfica.
0 comentários:
Enviar um comentário