3 de setembro de 2012

Adeus Givanildo!

Escrevi aqui há uns tempos que a Rússia não deveria ser o destino de Hulk., mas foi. Parecia-me e ainda me parece que é um campeonato muito pouco apelativo para se jogar futebol e que nem sempre o dinheiro fala mais alto, puro engano. Parecia-me que o Zenit não iría querer pagar os 60 milhões de euros que o Porto pretendia e que pareciam absurdos a muito boa gente da classe jornalística portuguesa. A mesma classe jornalística que disse que a administração do Zenit vetou uma oferta de 50 milhões há uma semana atrás.

O Zenit, num só dia, gasta 100 milhões e prova que em Portugal, se escreve apenas para vender jornais desportivos aos taxistas que compram a bola.

Hulk foi um dos maiores de sempre a vestir de azul e branco e vai deixar muitas saudades, mas, tal como outros que já saíram, não é insubstituível e o Porto é perito em provar isso.

Chega ao F.C. Porto em 2008 como a "surpresa" do defeso. Ninguém o conhecia e só se sabia que jogava bem contra japoneses, o que, na maioria dos casos, não diz muito. Chega e marca contra o Cagliari e rapidamente mostra que joga também contra qualquer um e não só contra japoneses.

Um ano depois de chegar, renova contrato e atinge a cláusula de rescisão mais cara de sempre do futebol mundial: 100 milhões de euros! Mais uma vez, Pinto da Costa foi apelidado de louco e muitos compararam à cláusula de 90 milhões de euros de Mantorras, ainda no tempo dos escudos e antes do joelho dele se transformar numa roldana ferrugenta. Nada mais errado. Hulk foi hoje a 6ª transferência mais cara de sempre!

Hulk ganha 10 títulos no Porto em 4 anos onde se incluem 3 campeonatos, 3 taças de Portugal, 3 supertaças de Portugal e 1 Liga Europa. Fez parte e foi fundamental no único título do dragão sem derrotas. É preciso dizer que não ganhou mais títulos, qui ça, por um castigo de 4 meses que foi posteriormente reduzido para 3 jogos, convenientemente, tarde demais para discutir o campeonato.

Marcou golos memoráveis Um dos melhores foi frente ao Benfica, em pleno estádio da luz e fica na memória de todos:
Apesar de achar que o dinheiro não é tudo, não era para Vilas-Boas ou Falcão e não é para Hulk, percebo as vantagens económicas para o clube e para Givanildo. Embora perceba melhor as componentes desportivas de "El Tigre" e do ruivo André.

Apesar disso, um muito obrigado ao INCRÍVEL! E agora, que haja capacidade de superar a falta de Hulk (e esperemos que não de Moutinho em Janeiro). Atsu, parece-me curto (literalmente) e há que ter competência e habilidade para encontrar soluções.

Ainda assim, e sabendo que o Sporting não oferece resistência e que o Benfica ficou, quase de repente, sem meio-campo, acho que o plantel do Porto é mais do que suficiente para ser campeão.

por Creep

0 comentários: