O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

31 de maio de 2012

Dois pesos e duas medidas.

O presidente da AAC/OAF, vulgo, Académica, foi condenado a 6 anos e meio de prisão efectiva. Diz que abusou da posição de director de urbanismo da câmara municipal de Coimbra e trocava favores com promotores imobiliários beneficiando o clube de donativos em dinheiro. O que seria desta história se fosse Pinto da Costa o protagonista?

Corrupto! Ladrão! Só ganhou a taça porque o presidente anda com malas de dinheiro na mala do carro! É uma vergonha! Já se percebe porque é que a académica ficou na primeira. Tudo isto seria dito e escrito se fosse o presidente do futebol Clube do Porto. Como é de um clube sem antipatias, foi apenas um caso isolado de alguém que não representa a postura do clube. Como aliás foi, com Vale e Azevedo, não por o clube não ter antipatias, mas por haver muito interesse em que o clube se mantivesse impoluto. Enfim, todos sabemos.

Os adeptos do Feirense devem estar neste momento a pensar se devem ou não reclamar o seu lugar na liga principal. Se, por ventura, a vitória da taça tivesse sido frente ao Benfica, garantidamente já teria dado entrada na federação um requerimento para se repetir o jogo ou ser retirado o título ao clube de Coimbra.
Vamos ver como ficam agora os moralistas que diziam à boca cheia que se tivessem um presidente condenado, mudariam de clube, etc...Vamos ver também os abutres, que ainda há umas semanas exaltavam o trabalho e os êxitos do clube, a voarem em círculos à espera de serem eles nas próximas reuniões com os generosos benfeitores imobiliários.

por Creep

28 de maio de 2012

Não se pode sair um fim-de-semana.

Em Portugal a corrupção serve para alguns justificarem os seus maus resultados, em Itália a corrupção serve para fabricar resultados. Mais lucrativo de certeza, mas pelo menos por aqui o máximo que pode acontecer a Luís Filipe Vieira é ser acusado de dizer umas baboseiras e de sacudir a água do capote. Em Itália a coisa é mais séria e os rapazes podem mesmo ir presos.

Por lá, a Juventus volta a aparecer na roda com a casa do treinador dos campeões italianos a ser alvo de buscas pela polícia. Querem ver uma equipa de Milão a ganhar o campeonato na secretaria outra vez? Na secretaria da polícia, claro está. E para cúmulo o seria o Milan, clube do Berlusconi que ganharia por não ser corrupto, a ironia... ahhh a ironia.



Nem a selecção escapa. Estava Domenico Criscito descansadinho no estágio da selecção transalpina, quando entram no Centro Tecnico Federale di Coverciano os senhores agentes da autoridade para lhe fazer umas perguntinhas. Um conselho de amigo: é melhor não perguntarem mais nada a ninguém, senão a selecção italiana vai ao Europeu mais ou menos como o Leiria foi ao estádio da luz.

Estive fora e desligado este fim-de-semana, e quando voltei a ligar-me à terra reparei que por cá a selecção de todos nós tinha empatado com a Macedónia e pensei: "Vai ser lindo..." O Rui Patrício veio chorar e lamentar os assobios, terá a sua razão, tal como tem quem acha que empatar com a Macedónia é fraquinho... Temos que fazer muito melhor e não há muito tempo...

Se bem que 20 milhões de euros (aproximadamente 1 milhões por jogador) deverá ser suficiente para Custódio e companhia fazerem pela vida e para Cristiano Ronaldo trocar de pneus.

Mas depois soube do resultado da Alemanha que levou 5 da Suíça e pensei: "Afinal não são precisos milagres", basta jogar como os suíços que, diga-se de passagem, fazem bons relógios e só. Só não que os senhores do chocolate são bons a guardar dinheiro e devem lá ter algum do Stefano Mauri e dos outros 19.

Por fim, o Hulk explica como dobrar os rins aos "gigantones" dinamarqueses o que me parece bem, já que o Porto não costuma vender jogadores antes de competições que os possa valorizar e sempre pode encaixar uns 60 ou 70 milhões que sempre dão jeito. Já o Sporting resolveu fazer saldos e vender um titular da selecção e o mais valioso activo depois de Rui Patrício por tuta e meia. Como deve sofrer um sportinguista.

por Creep

25 de maio de 2012

O papagaio das cruzadas.

O que ontem se assistiu no pavilhão Dragão Caixa foi inaceitável e nunca poderá ser considerado normal, seja por quem for. A atitude dos adeptos do F.C. Porto foi execrável, violenta e de um mau perder que pouco digna um clube que tanto tem criticado o mau perder de uns e outros que perdem muito mais vezes do que o clube das antas. Dito isto, há aqui questões que é preciso analisar em pormenor.

A primeira questão prende-se com quem teve tais atitudes que foram os adeptos do F.C. Porto. Nestes casos, os clubes assumem a sua quota de responsabilidade, como deve ser e são geralmente multados, em Portugal, porque lá fora pode haver interdição do recinto desportivo. Como se sabe, por cá, os adeptos podem entrar em campo e agredir árbitros que uma multa é suficiente, portanto, calculo que para este caso seja aplicada a mesma sanção.

Antes de passar ao próximo ponto é importante voltar a frisar que não se pode considerar normal, nem há atenuantes para quem, por meio da violência, não permite que o adversário receba o troféu que conquistou, seja onde for!

Mesmo assim, há factores que são de certo modo explicativos do que se passou. O F.C. do Porto perdeu contra o principal rival na sua própria casa, logo, os adeptos não estariam propriamente com a melhor das disposições, noutros campos, não são os adeptos que têm mau perder, são os responsáveis por regas e iluminação.

Sabendo disto o treinador do Benfica faz o que se vê neste vídeo:


Mesmo com o papagaio Luís Filipe Vieira (chamo-lhe papagaio mesmo sabendo que os papagaios não sabem ler, porque é o que corriqueiramente se chama a quem repete o que houve sem perceber o significado das suas palavras.) a dizer que as imagens foram manipuladas, é triste e de lamentar que Carlos Lisboa tenha aproveitado o momento da vitória para provocar os adeptos que já estavam naturalmente irritados por terem perdido uma final na sua casa.

O que retiro daqui, é que, tudo está demasiado empolado, seja de um lado ou de outro. Não podemos nem permitir que os adeptos ajam daquela maneira, mas muito menos podemos deixar que profissionais, com responsabilidades façam o que fez Carlos Lisboa.

Critiquei e critico quando jogadores do FC Porto insultem a agremiação da luz em cânticos insultuosos nos festejos dos títulos do dragão, não posso por isso deixar de criticar veementemente a atitude do treinador do Benfica e também do homem, que ao1:54 do vídeo, atira uma toalha na direcção dos adeptos adversários.
A atitude assume contornos muito mais graves quando é feita no contexto em que o foi. O que se escreveria por esse país fora se tivesse sido Vilas-Boas no ano passado a fazer os gestos que o energúmeno do Carlos Lisboa fez no Dragão Caixa ontem.

Este tipo de atitudes é normal quando falamos dos responsáveis do Benfica. Provocam quem está naturalmente irritado e chateado por ter perdido, ao ponto de estes retorquirem com violência. Depois da resposta, acusa-se o outro de agressão e fazem-se de coitadinhos.

Conheci um advogado que fazia isso na estrada, batia no carro de alguém, depois quando saía do carro insultava a pessoa até a tirar do sério, depois esperava pela agressão, e com algumas testemunhas processava a pessoa que tinha provocado. É isto que fazem os responsáveis do Benfica. 

Mas o papagaio não se ficou por aqui. Numa das suas leituras do ditado, LFV faz acusações graves e põe-se, quanto a mim, a jeito de um processo por parte de Pinto da Costa. Porque não podemos mesmo afirmar e dizer o que queremos de alguém sem que tenhamos que o provar. Mas sabendo que é desespero e que faz parte da "kalimerização" de um clube que em 9 anos serviu para enriquecer um vendedor de pneus, reavivar a fé em Jesus e fazer negócios de Robertos, duvido que Pinto da Costa entre com algum processo contra o papagaio insuflável.

Esta história da luta gloriosa contra os senhores que roubam tudo que o presidente papagaio diz que trava, faz-me lembrar as cruzadas, em que reis iam para a guerra combater os infiéis, para que os seus súbditos os olhassem como heróis e fossem assim mais fáceis de controlar.

É triste que os adeptos do Benfica entrem na conversa do seu presidente, e menosprezem atitudes como esta. Isto não é desporto, tornou-se numa luta entre dois clubes que tem que ser travada.

por Creep

Silly Season...

Segue abaixo o comunicado do Porto em resposta ás declarações proferidas pelo Presidente do Benfica ontem....
A coisa está a ficar interessante e realmente até fico com algum receio ao tentar interpretar o ponto 9 do comunicado...


25/05/2012
OS BURROS E A MUDANÇA


1 - Um leitor aproveitou um dos raros momentos de satisfação para ler o que outros lhe escreveram, o que em si mesmo já não é notícia. Há pormenores que importa realçar, como o “orgulho, admiração e agradecimento” pelos gestos e insultos de um seu funcionário, o que é elucidativo do carácter do leitor e consiste no mais forte apelo à violência no desporto de que há memória em Portugal.

2 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que só tiram a cabeça da toca de vez em quando e que nunca são capazes de dar a cara nas repetidas derrotas.

3 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que se deixam levar por textos a fingir de anjos e arcanjos, enquanto o passivo dos nove anos de gestão do leitor galopou dos 83,9 para mais de 400 milhões de euros.

4 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que permitem a quem nunca mostrou competência alterar os estatutos às escondidas para que ninguém ouse disputar-lhe a presidência e assim possa continuar a enganá-los a todos.

5 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que se deixam contentar com dois campeonatos e uma taça enquanto o leitor enche pneus de inveja com os títulos nacionais e internacionais do FC Porto.

6 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que ainda levam a sério o leitor. Em 2003: “O Benfica será mais forte do que o Real Madrid”. Em 2005: “Vamos arrasar na Europa”. E em 2006: “Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo”. Largos dias têm os Invernos…

7 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que pela força do hábito não sabem lidar com a vitória. Podem continuar a tentar ganhar eleições à nossa custa, mas continuam a ver o FC Porto ganhar camião de títulos. E nem o camião nem os títulos são roubados.

8 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que fecham os olhos à forma como o leitor enriqueceu. É o alpinismo social.

9 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que confundem risco com linha, ou que julgam que coca-cola só tem quatro letras.

PS: Aguardamos que a Procuradoria-Geral da República investigue o ataque à honra e à imparcialidade dos juízes e da polícia feito pelo leitor.

por JB

Sporting imita Pingo Doce e faz tudo a 50%

É de arrepiar o talento que esta direcção tem para liderar um clube de futebol... Depois da mirabolante história do árbitro Cardinal e da indecisão na contratação de Hugo Vieira eis que nos surpreendem com nova manobra própria de um mentecapto... João Pereira com uma cláusula de rescisão próxima dos 7M€, titular da selecção Portuguesa que vai agora disputar o Europeu, acaba de ser vendido por um valor que não chega aos 4M€!!!!

Agora na secção de frescos do Pingo Doce... desculpem... do Sporting também se estão a fazer promoções assinaláveis, com a venda de dois promissores juniores ao Inter por meia dúzia de tostões...


Minha gente... Isto não se trata de negociar jogadores... isto é pedir esmola!!!!


por JB

20 de maio de 2012

A Liga Europa por mérito próprio.

Académica OAF ganha a Taça de Portugal. Que jogo fraquinho se viu hoje no Estádio Nacional. A Académica pouco jogou, o Sporting pior ainda.



Pior porque devia ter feito muito mais. Este Sporting de Sá Pinto é bom enquanto a base da murraça e da garra que o senhor que enfiou umas valentes sardas no Artur Jorge transmite para dentro do balneário, resulta.
Quando não há motivação extra e todos se desfazem em elogios, o leão corta as unhas e pouco mais faz do que arranhões e miados fininhos.
A Académica OAF pouco mais fez do que o primeiro golo e não soube aproveitar as espectaculares distracções de Polga esse extraordinário jogador que não fez nada em 9 anos de Sporting e que este ano, por causa de 5 ou 6 bons jogos e de um Xandão que surpreendeu (porque é que não tem jogado?) toda a gente resolver falar dele como se fosse a 8 maravilha. Nem das maravilhas de praia deserta fluvial o rapaz entra no top.

Ainda assim a OAF fez por merecer ganhar. Jogo fraquinho, para um vencedor fraquinho. Mas pelo menos agora a Académica OAF vai à Liga Europa por mérito próprio e não porque os outros não pagam contas.

por Creep

A final de 1999 "all over again"

Em ano de crise, quem tem mais dinheiro é rei! Foi assim na Premier League e repetiu-se na Champions.

Claro que este é o único ponto em que as duas conquistas se tocam. O Chelsea de Abramovic conseguiu finalmente ganhar a obsessiva Liga dos Campeões, não por ter milhões, mas por defender como ninguém depois da chegada de Di Matteo.

Uma espécie de bem contra o mal, sendo o mal o futebol ultra defensivo que, de vez em quando lá ganha qualquer coisa... Recorde-se a Grécia de 2004 o Inter de Mourinho, o Liverpool de Benítez ou a Itália de 2006.

Não é injusto, não é vergonhoso, não é anti-desportivo, é futebol!

Os destaques desta Champions não são as fintas do Messi ou os mísseis do Ronaldo como seria de esperar.
Real Madrid e Barcelona caem nas meias-finais e Platini morre um bocadinho logo a 25 de Abril, patrocinadores fogem a sete pés e a competição perde interesse.

O Apoel de Nicosia chega aos quartos de final deixando pelo caminho, Lyon, Porto e Shakhtar Donetsk.

Messi bate o recorde de golos num jogo (5) e também se torna o melhor marcador de sempre de uma edição da competição com 15 golos.

O Bayern de Munique elimina o Real Madrid, com todo o mérito, em pleno Barnabéu e Mourinho perde uma oportunidade única de ganhar a Champions e o campeonato espanhol no mesmo ano.

Ramires é para mim a figura desta champions. Um golo apenas consegue virar o rumo de um jogo e de uma eliminatória que estaria, para quase todos perdida com 2-0 em Camp Nou. Ramires arranca um golo antes do intervalo e é este o momento em que o Chelsea ganha a champions. A partir daqui, tudo é possível na cabeça de Drogba e companhia.

Por falar em Drogba, foi a figura da final. Aos 88 minutos dá um golpe que deixa o Bayern moribundo e a ver fantasmas de Sheringham e Solskjaer, aos 93 já do prolongamento faz um penálti que Robben faz o favor de falhar (a tal coisa da pressão é madrasta, só este ano já tinha tramado Ronaldo, Kaká e Sério Ramos, lembram-se?).  A final de 1999 "all over again"  para os alemães.
Com esta vitória, garante o emprego por mais um ano. Será difícil (mas não impossível, especialmente com Guardiola livre por aí) para Abramovic despedir o treinador que conquistou o único troféu que lhe interessava e a obsessão que o levou a gastar mais de mil milhões de euros do seu profundo bolso. Aliás o "I won it!" que Di Matteo grita na cara do seu patrão é claramente a pedir aumento.

Uma última nota para Pedro Proença, o árbitro portuguÊs apitou a final da competição e fez um excelente trabalho. Pedro Proença não fez o jogo da vida, fez o que geralmente faz nos jogos que apita. Só que é muito mais fácil olhar para um Bayern de Munique-Chelsea do que para um Benfica-FC Porto.

Uma nota de picardia, o Benfica sai com mais um objectivo cumprido desta liga dos campeões, não só conseguiu chegar à mesma fase que "a surpresa" Apoel, como ainda foi eliminado pelo campeão. Motivo de orgulho!

por Creep

18 de maio de 2012

Freitas abre a pestana..tana...

Vem este texto a propósito da contratação de Hugo Vieira pelos índios...
Antes de mais penso que este será provavelmente o melhor negócio da época que virá.
Agora relativamente ao Sporting deixem-me lá ver se percebi...


Um Clube, pela mão do seu director desportivo, que desde Janeiro manifesta interesse na aquisição de um jogador em final de contrato, inicia negociações com o jogador, acabam até por chegar a acordo e na hora de porem a "coisa" preto no branco o nosso excelentíssimo director desportivo é assolado por um mar de dúvidas porque a nova aquisição poderia tapar o lugar a um jovem da academia (W. Eduardo)...


Imagino que após um colapso nervoso de tanto pensar, O Xô Freitas optou por desistir do negócio. 
Porreiro!  -Digo eu com ironia... faz-me lembrar o meu sobrinho de 3 anos quando não sabe com qual dos brinquedos se há-de entreter...


Agora quanto á razão pela qual não se fez o negócio... Ora bem... Em primeiro lugar o Xô Freitas já sabia concerteza que o W. Eduardo era jogador do Sporting. Então porque é que manifestou interesse pelo outro jogador????


Depois esta questão de se perderem bons negócios para não se "queimarem" oportunidades aos nossos jovens é uma faca de dois "legumes"- Parafraseando o sábio Pacheco - Ou se ganha um jogador da cantera ou se perde um bom negócio. Mas para se ganhar um jogador seria necessário que não acontecesse o que quase sempre tem acontecido no clube... Quase todos os jogadores formados na Academia acabaram por ir jogar para os nossos rivais!!! Agora o Xô Freitas já me baralhou novamente... Então se nem com os nossos jovens facturamos e por causa deles não compramos dos outros vivemos de quê??? 


Sobram os "Pereirinhas", que esses ninguém os quer... 
Porreiro Xô Freitas!!! A coêrencia é uma cena que a si não lhe acena...

por JB

Campeonato PORTUGUÊS!

Há uns tempos o EL Pivot publicou um texto sobre os atletas portugueses nos 3 grandes. Devo dizer que concordo com ele nalguns aspectos. Em tempos também eu falei da vergonha que foi o Benfica ter entrado num jogo da Champions sem um único português, provavelmente sem referir que também não me agrada a armada (ou falta dela) de jogadores portugueses no FC Porto.


Hoje saiu a notícia de que Hugo Vieira será jogador do Benfica e que F.C. Porto tenta um tal de Jackson Martínez. Ora bem... eu sei que ainda é cedo, mas não há tantos jogadores portugueses de nível suficiente para Porto, Benfica ou Sporting e Hugo Vieira será dos poucos com potencial perdidos por clubes "menores".

Depois da boa notícia da venda de Freddy Guarín pelo preço do Moutinho, seria muito bom ver o Porto recuperar o Miguel Lopes, Sérgio Oliveira ou o Castro, preferencialmente, os 3. Se temos espaço no banco para Souzas ou Djalmas, também há espaço para portugueses.

Convém não esquecer que o Benfica acaba o campeonato sem um único golo português, e isto, não é normal em nenhum campeonato do mundo! Vamos ver o que nos reserva a época de transferências e a utilização que os clubes fazem dos seus atletas lusos. Não deixaria de ser interessante mudar as regras do número de jogadores portugueses obrigatórios.

por Creep

16 de maio de 2012

Cuidado com as imitações.

A Federação Portuguesa de Futebol rejeitou hoje a proposta de alargamento do primeiro escalão de 16 para 18 clubes.



Vamos recordar a música "Cuidado com as imitações" de Sérgio Godinho.

Na história da música, o homem que mandava lá na aldeia prometeu, em época de eleições, um hospital, uma escola e prédios de habitação. E claro, uma igreja maior que uma catedral. Nessa história havia também um Casimiro, que tinha as orelhas equipadas com radar e um olho no meio da testa e não ia na conversa. O homem que mandava claro, em vez da ameaça, prometeu-lhe uma estátua na praça. Casimiro cheirou o esturro e não se deixou enganar, dizia que ser honesto não é só ser bem falante.

Eu acho que há enormes semelhanças, ora vejamos:

O actual presidente da liga ganhou as eleições prometendo o alargamento já no próximo ano, incluindo no pacote inicial a utopia de não haver descidas. Este senhor, Mário Figueiredo é portanto, o homem que mandava lá na aldeia.
Os clubes que votaram nele são os incautos munícipes que foram na cantiga da igreja, da escola e do hospital, aqui, o alargamento e a não despromoção.
Falta qualquer coisa nesta história... hummm.... não há Casimiro!

Felizmente, parece que a Federação tem uma palavra a dizer e o senhor que manda lá na aldeia, manda, mas pouco, e os desinformados que votaram nele vão ter mesmo que jogar na Liga Orangina e esperar que para o ano que vem ainda tenha nome de sumo.

por Creep

15 de maio de 2012

Já temos 23!

Já temos 23 escolhidos para o Europeu. Paulo Bento escolheu os tais "Navegadores", e a julgar pelas escolhas, principalmente aqueles que não têm lugar no 11 inicial, é bom que sejam excelentes navegadores para não irmos ao fundo mais depressa do que se espera.

Em 1º lugar é preciso dizer que estamos no Europeu para ganhar. Não, não sou ambicioso demais. Repare-se que temos o melhor jogador do torneio, 3 jogadores campeões em Espanha onde bateram todos os recordes possíveis e imaginários, temos jogadores de equipas de topo do futebol Inglês, Espanhol e Russo, temos 1 vice-campeão mundial de sub-20, temos um guarda-redes em enorme forma, temos 3 campeões nacionais e 1 russo, enfim, acho que temos qualidade para ganhar.

Mas há algumas opções que são no mínimo questionáveis. Vamos por sectores:



Guarda-Redes: Temos Rui Patrício numa forma espectacular que esperemos, até pela possibilidade de se mostrar agora que parece estar de saída do Sporting, por outro lado temos Beto que é titular do Cluj, provável campeão romeno e Eduardo, suplente do 2º classificado que fez 9 jogos oficiais em toda a época, fica de fora Quim, pode até ser uma questão de balneário, mas que é injusto, lá isso é.



Defesa: O que dizer do pior sector desta selecção. Se no centro estamos bem servidos de titulares, mesmo sabendo que por causa dos castigos e conflitos de Paulo Bento não contamos com um dos melhores centrais do futebol europeu, Ricardo Carvalho, nem com Bosingwa que facilmente seria titular e não teríamos que jogar com o encrenqueiro João Pereira cuja probabilidade de ser expulso é superior à probabilidade de Cristiano Ronaldo ser titular. Para o lado esquerdo da defesa, é preciso esperar que Fábio Coentrão não se lesione, o que, a julgar pela época pacata que fez no Real Madrid, deve ser fácil já que deve estar agora no pico de forma. Porquê Miguel Lopes? É verdade que é melhor do que Nélson, mas se é assim, porque é que não jogou mais vezes no apuramento?

Meio-Campo: No sector onde há apenas 2 titulares indiscutíveis, Moutinho e Meireles, vamos ter alguma dificuldade em escolher o 3º. Não discuto escolha desportiva de Carlos Martins, mas é preciso ter noção que depois de entregar a lista definitiva à UEFA não pode haver trocas, e em que estado psicológico estará um pai cujo filho corre especial risco de vida exactamente no mês em que decorre o campeonato? Se Carlos Martins não tiver a cabeça no lugar e isso prejudicar a sua prestação será perfeitamente natural e eu culparei única e exclusivamente Paulo Bento. Depois temos escolhas como Custódio que não fez 1 único jogo pela selecção, NUNCA! Temos Ruben Micael que é suplente de um clube que só na última jornada garantiu a manutenção em Espanha, muito pouco para ser chamado à selecção e também Miguel Veloso que foi, este ano, demasiadas vezes preterido dos convocados do Génova que escapou por um triz à despromoção em Itália. Ficam de fora, Hugo Viana, Manuel Fernandes ou até Daniel Carriço que é melhor trinco do que Pepe se falarmos de adaptações.



Avançados: Pouco a dizer, temos o melhor do mundo, 1 jogador do Manchester United e um vice-campeão do mundo de Sub-20 e 2º melhor jogador do torneio, Nélson Oliveira, que, olhando para a concorrência e tendo em conta que não temos um ponta-de-lança de nível na selecção desde o "bi-bota" Gomes, gostava muito de o ver a titular. Quaresma, não discuto, apenas acho que deveria ter sido mais vezes chamado antes deste europeu. Varela parece-me forçado para um sector demasiado povoado. Quanto a Hugo Almeida, é o que temos e esperemos que Hélder Postiga tenha guardado os golos que não marcou no Zaragoça para a selecção.


Depois de uma convocatória pouco animadora, especialmente no que aos não titulares diz respeito, parece-me que o onze titular tem muita qualidade e pode ganhar a qualquer selecção deste europeu. Com o grupo que nos calhou não há margem para facilidades e há que jogar sempre em rotação máxima. Se por um lado é difícil, por outro não se esperam quebras de concentração. Vamos lá PORTUGAL!

Aproveito para vos convidar a acompanhar o Europeu da Polónia-Ucrânia na nossa página dedicada ao torneio AQUI.

por Creep

13 de maio de 2012

Manchester City compra Premier League

O tamanho do símbolo do Man City, não está pequenino por acaso...
Que espectáculo é a Premier League! Hoje, em 90 minutos, mudei de opinião 3 vezes e mesmo assim, nada faria prever o que aconteceu. Manchester City campeão ao minuto 94 ou coisa que o valha.

A equipa de Alex Fergusson fez o que lhe competia com os requisitos mínimos, à semelhança do que fez a época toda.

Fiquei sem saber se a expulsão foi forçada ou não, mas isso, para quem viu o jogo, pouco importa, foi emoção até ao fim, à moda antiga! A saber, não gosto do Man Utd, mas hoje não gostei que fosse o City a sagrar-se campeão. Não pelo feitio de Yaya, Balotelli, De Jong ou Tevez, nem pela competência duvidosa de Mancini, mas pela quantidade de dinheiro gasto pelo Sheikh Mansour bin Zayed Al-Nahyan.

Mansour bin Zayed Al-Nahyan
Uma investigação do The Telegraph aponta para o valor absurdo de 1,157,802,145€ gastos nos últimos 3 anos pelo clube do sultão dos Emirados Árabes Unidos, o que este dinheiro não fazia à economia portuguesa...


O tamanho do símbolo do Man City na figura acima, não está pequenino por acaso, é que está muito longe da dimensão, quer da Premier League, quer dos pornográficos petrodólares gastos por Mansour...


Em Inglaterra ganha quem gasta mais dinheiro, em Portugal quem tem as contas em dia é premiado com um bilhete para a Liga Europa, mesmo que fique quase em último.

Não se discute o merecimento desportivo desta conquista, mas, como disse José de Pina a propósito: "Com o plantel do Man City, até o José Rachão já era campeão inglês há 3 ou 4 semanas." Prontamente houve até quem dissesse que o "Queirós não era"

por Creep

Mais uma vez... só em Portugal!

Acabou o campeonato, talvez o mais "sui generis" da Europa, pelas piores razões. Depois da União de Leiria ter entrado com 8 jogadores frente ao Feirense, jogado com júniores frente ao Benfica e hoje outra vez, para não criar uma situação pior do que já está, "qui çá" contornando alguns regulamentos ou abusando da falta deles, pode até nem ter sido o caso e eu estar aqui a especular, mas que foi vergonhoso em todos os sentidos, isso foi. Depois disso a Académica vai do inferno ao inimaginável céu em 90 minutos.

Nesta altura, os dirigentes do futebol português deveriam todos esconder a cara de vergonha, não é admissível que a Académica, que ainda hoje esteve quase despromovida e a jogar a liga Orangina na próxima época, esteja agora e ainda sem jogar a final do Jamor que lhe daria legitimamente o lugar europeu, classificada para a Liga Europa do próximo ano. Porquê? Porque os 12º, 11º, 10º, 9º, 8º, 7º e 6º classificados não preenchem os requisitos financeiros exigidos pela UEFA, se isto não é motivo de vergonha, não sei o que será.

E o que querem estes senhores fazer perante isto? Alargar a primeira liga a mais 2 clubes, ficando Portugal com o mesmo número de clubes da Alemanha por exemplo, que tem uma média de 40.641 espectadores por jogo e uma taxa de ocupação dos estádios de 88,06%. Só para podermos comparar, Portugal tem uma média de 10.926 espectadores e uma taxa de ocupação de 45,82%. Se retirarmos os 3 grandes da equação, a média de espectadores por jogo dos últimos 5 anos baixa para 4924 espectadores por jogo.

O Estoril que venceu a liga Orangina, levou, no último jogo do campeonato cerca de 30 adeptos ao estádio do Leixões e tem um mínimo de 400 espectadores em jogos para o campeonato. Convém relembrar que este era o jogo que daria a subida e a possível conquista do campeonato da 2ª divisão mais importante em Portugal.

No próximo ano, perante as dificuldades financeiras dos clubes portugueses, vamos arriscar começar um campeonato com 16 equipas, e terminar com 8 ou 9. Brilhante sr. Mário Figueiredo, brilhante!

No dia em que Cardozo, à rasquinha, se sagra o melhor marcador do campeonato e coloca os dirigentes e treinador do clube da luz em incontrolável euforia com mais um objectivo da época conquistado, Kléber e Wolfswinkel ofuscam o Tacuara e fazem o que ele não conseguiu fazer esta época, um hat-trick cada um. Se os do Kléber não fizeram muita falta ao campeão Porto, os do holandês faziam muito mais falta quando ainda havia coisas por decidir.

Acaba mais um campeonato bem Português, com emoções para todos os gostos, menos para quem gosta de coisas que façam sentido.

por Creep

11 de maio de 2012

Os efeitos do LSD

O dia em que o Benfica admitir que uma equipa foi melhor e mereceu ganhar o campeonato é o mesmo em que os políticos deixarão de ter ligações obscuras com espiões. Mas, como disse Pinto da Costa, que nas, só desta vez, sábias palavras de Rui Oliveira e Costa "sabe mais a dormir do que todos os outros presidentes juntos e acordados", a "Estratégia do Benfica é importante para o nosso sucesso."

Sempre disse que na cabeça dos benfiquistas, seriam todos os anos campeões e ganhariam todos os anos a Champions League, o que só não acontece por causa dos árbitros. Mas o delírio dos rapazes de vermelho atinge agora níveis inimagináveis para o mais incauto dos hippies em pleno Woodstock carregadinho de LSD.

Analisemos: mais uma vez prometem a Champions, Jorge Jesus parece sempre que está sobre o efeito de LSD, acredito aliás que deve fazer parte das famosas pastilhas, o presidente anda desaparecido, das duas uma, ou não há diluente suficiente em Portugal para apagar os recentes grafitis do estádio da luz, ou anda à procura de LSD  por aí, João Gabriel tem uma excelente tirada na capa daquele monte de folhas que se diz jornal, que é só o culminar das alucinações do dono da palavra daquelas bandas. Rui Costa, nem vê-lo... ou sequer ouvi-lo.


Estão desesperados, sem rumo e atiram para tudo quanto é lado...

Posso até perder, mas aposto que Jorge Jesus começa a época e depois, talvez de uma derrota à 4ª jornada com o Vitória de Setúbal, mandam-no embora na esperança de salvar uma época que já está, desde já condenada tal é o desnorteio.

Mas não desesperem! Para o ano é que é!

por Creep

9 de maio de 2012

Onde poderia estar Falcao?

Disse-o antes e digo-o hoje. Falcao é o melhor ponta-de-lança do mundo da actualidade. Para alguns talvez tenha sido preciso sair do F.C. Porto para me darem razão, para outros talvez seja ainda preciso sair do Atlético de Madrid. Mas numa coisa acredito: se Falcao e Vilas-Boas não colocassem o "pilim", "graveto", "arame", "pasta", "carcanhol" à frente do sucesso desportivo, talvez hoje estivessem a voar mais alto. (Vilas-Boas de certeza, Falcao, no mínimo à mesma altura...)

por Creep

7 de maio de 2012

Ó Gabriel!! Por que no te callas?!?

Sai mais um pente pra este visionário ir pentear macacos... 

por JB

Resultado injusto

Relativamente ao último clássico a arbitragem parece-me que não influenciou o resultado porque só constato um erro que foi a expulsão do Polga no lance do penalti. 
Analisando aquilo que se passou no jogo, o resultado é injustíssimo porque só uma equipa jogou futebol e teve ocasiões de golo enquanto jogou com 11 atletas. O expresso de Lima fez gato sapato da nova coqueluche do lado esquerdo da defesa do Porto... Um tal de Alex Sandro e o jogo passou-se quase todo no meio campo portista. Depois da expulsão pouco há a dizer.
Parabéns ao Porto campeão e julgo que para o ano vão ter que contar com este Sporting... Assim nos deixem...

por JB

6 de maio de 2012

A "verdade" desportiva só dá para um lado.

Tenho que falar do meu Porto campeão deste ano! Parece que andam aí umas vozes a questionar a verdade desportiva deste campeonato.

O que é a verdade desportiva? É só quando os erros são a nosso favor e tudo corre bem à nossa equipa? Porque, efectivamente, é o que parece.

Quando há 2 anos o benfica ganha o campeonato onde teve 12 jogos contra 10 ou menos jogadores adversários (quanta tinta correria se tivesse sido o Porto a ter este record), houve sempre verdade desportiva.

Quando há dois anos O Benfica ganha em Braga com um golo igualzinho ao que foi validado ao Maicon este ano na luz, e que, na altura serviu para ultrapassar o Braga no primeiro lugar, nessa altura, ninguém veio dizer que o árbitro viu mas não quis marcar, houve sempre verdade desportiva.

Quando foi preciso afastar o Hulk 4 meses, sendo posteriormente, e já depois de cumpridos 17 jogos competitivos de suspensão, reduzido para 3, repito, 3 jogos de suspensão, houve sempre verdade desportiva.

Quando na 4ª jornada, Duarte Gomes, assinala 3 penáltis em 12 minutos no estádio da luz, 
houve sempre verdade desportiva.

Quando Jorge Jesus se vê castigado por agredir um jogador do Nacional da Madeira por 11 dias, que terminariam exactamente no dia anterior ao jogo com o F.C. Porto da época passada e que resultou no famoso apagão, houve sempre verdade desportiva.

Pedro Proença não é propriamente
um árbitro sisudo e distante.
 Outra acha para a fogueira das vaidades que é o Benfica, foram os cumprimentos do árbitro no final jogo de ontem no Estádio do Dragão, fala-se inclusivamente em homenagem ao árbitro Pedro Proença na festa do dragão. Não gostei de ver, até porque já sabia que ia dar que falar, mas acho normal que se dêem os parabéns ao campeão no jogo da festa, ainda que exagerado nos abraços, é certo, mas Pedro Proença sempre foi, digamos, afável...


Fala-se em roubo nas expulsões de Onyewu e Polga só porque é conveniente, ignorando que o americano foi bem expulso e que Polga travou numa entrada a pés juntos uma situação de golo eminente a 2 metros da baliza (embora na minha opinião não seja caso para cartão vermelho), no entanto, se bem me lembro, houve expulsões mais escandalosas em clássicos, uma delas de João Pereira aos 7 minutos numa falta a meio campo sobre Ramires, mas não dá jeito lembrar-mo-nos disso, até porque nessas alturas há sempre verdade desportiva.

Dizer que os parabéns dados ao campeão nacional são a prova de que Pedro Proença beneficiou o F.C. Porto e estava agora a regozijar-se junto dos jogadores e treinador do clube do Porto, é insinuar que tanto treinador como os jogadores saberiam que o campeonato estava viciado, isto é um atentado à integridade moral e desportiva dos atletas. É lamentável a atitude de quem faz essa associação, é lamentável mas não surpreende, já que todas as desculpas são boas para esconder as debilidades de um clube.

Longe vão os tempos da humildade
para os lados da luz, quando jogar era
mais importante do que as desculpas.
Enfim, a verdade desportiva só existe quando é beneficiado o clube da luz.

Este tipo de discurso deixa-me com sentimentos contraditórios. Embora ao fim de tanto queixume infundado, onde a actuação dos árbitros é sempre vista como prejudicial ao nosso clube e assobiem para o lado quando são beneficiados, me sinta farto da diminuição de valor que todos os campeonatos ganhos pelo Porto têm na imprensa e junto dos adversários.

Farto dos atentados constantes à honestidade de todos os que não beneficiam o Benfica ou Sporting, sim porque Deus livre de algum clube mais pequeno ousar criticar os árbitros. (Neste particular o Sporting também não pode abrir a boca, já Jorge Jesus pode dizer o que quiser que nem processos civis lhe caem em cima.).

Por outro lado, gosto de ver os benfiquistas a assobiar para o lado, como se nenhuma culpa tivessem do insucesso deste e de outros anos. Terem perdido 15 pontos em 42 na segunda volta do campeonato e só 7 equipas terem sofrido mais golos em casa, em nada disto têm responsabilidade, treinadores, jogadores, dirigentes, foi tudo culpa do árbitro. E gosto que assim seja porque enquanto eles vão sacudindo a água do capote e atirando areia para os olhos dos sócios e adeptos, nós vamos arrecadando troféus, e dos que contam, nada daquelas taças onde a média de idades serve de factor de desempate.

Quanto a mim, podem continuar a falar dos árbitros e da fruta e a perder campeonatos, não me importo nada. No Porto trabalha-se e abre-se a porta a quem não cumpre. Quando perdemos, não culpamos os árbitros ou quem quer que seja, trabalhamos para que no ano seguinte sejamos melhores, e geralmente somos, é por isso que de há 25 anos para cá, nenhum outro clube conseguiu ser sequer bicampeão, e apenas por uma vez estivemos 2 anos seguidos sem ganhar o campeonato. Sim, já sei que foi tudo culpa da fruta e que o campeão devia ser sempre o Benfica.

Mantenham-se assim caríssimos com a mania das grandezas e a falta de humildade,  que, pelas minhas contas, daqui a 10 anos já nem o record de mais campeonatos têm...

por Creep

Amigos para sempre!

Que linda foi a festa no Dragão ... com direito a convidado de honra e tudo! Antes de as luzes se apagarem fica um momento Kodak para a posteridade, O Brilhantinha e o Mosca em confraternização. O Porto queria festa e Proença fez a vontade, com dois torpedos vermelhos deitou abaixo o porta-aviões sportinguista, abrindo caminho á festarola e arrumando de vez com a questão do terceiro lugar ... já que em Braga a vassalagem deu pelo menos o fruto da ida a pré-eliminatória da Champions.

Na Luz assistiu-se a um triste espectáculo, o Leiria com jogadores pagos pelo Benfica e uma floresta de juniores ... nem sei porque se deram ao trabalho de haver jogo ... o desfecho era inevitável e só restava a dúvida se ia ser humilhação ou se ia ser ao ritmo de um jogo de "amigos" onde parecia proibido jogar bem e fazer golos... serviços mínimos portanto!

Em Coimbra ... os estudantes não podiam ter começado melhor a queima das fitas ... edinho marcou um golo que pode valer uma época, já que o Guimarães tornou-se num "amigo" improvável e despachou o Feirense, criando um cenário muito negro para os de Santa Maria da Feira, já que têm de ganhar fora ao Gil Vicente e a Briosa tem que perder em Guimarães.

 

por El Pivot

4 de maio de 2012



Sérgio Conceição apanhado com 1,81 g/l de alcool no sangue, em Albufeira. Os jogadores da bola, ex e actuais, são os óptimos clientes da GNR, a avaliar pela quantidade de notícias que saem...

por MLP

3 de maio de 2012

Os critérios da nossa imprensa


O que dirão agora todos aqueles que vociferaram a favor da demissão do João Gobern, benfiquista assumido, perante a despudorada manifestação de portismo desta senhora, no mesmo canal público? E, agora, ninguém pede a sua demissão?

por MLP

O túnel que nunca mais acaba...

Parece que, finalmente, estes meninos de coro vão ser julgados. Não meus amigos, não se entusiasmem que, muito provavelmente o que irá acontecer é que, na melhor das hipóteses, estes indivíduos de carácter integro e que nunca agrediram ninguém (como diria o seu agora adjunto Paulinho Santos, "vocês viram eu agredir alguém") vão pagar uma multa irrisória...

por MLP

2 de maio de 2012

O feito abafado pelo mediatismo de Ronaldo e Messi.

Mais um campeão nesta Europa. O Real Madrid faz um feito notável e torna-se campeão de Espanha, naquele que é considerado por muitos o melhor campeonato do mundo, ou pelo menos, o melhor duelo de clubes do futebol mundial.

Mourinho faz história (mais uma vez) e provoca estragos em Barcelona. Barcelona que para o ano vai ter um Vítor Pereira à frente da equipa, vamos ver como corre.

Mas os festejos e a celebração do Real Madrid no San Mamés hje, pareceram-me algo ofuscadas pela luta Ronaldo-Messi pelo troféu Pichichi. Com 2 penáltis a favor de Messi, em que pelo menos 1 não existe, o anão argentino fez um hat-trick e destacou-se na lista de marcadores.


Hoje Ronaldo não esteve ao nível de outros dias e falhou um penálti e um lance isolado que não é habitual no português. Resquícios da luta de titãs que parece nesta altura, para adeptos de Messi e também de Ronaldo, muito mais importante do que os títulos colectivos, especialmente esta época que o argentino não os pode considerar para desequilibrar a balança para o seu lado.

A verdade é que muitos recordes se bateram hoje, de Mourinho, de Ronaldo, do Real Madrid, da Liga espanhola, etc... Um título com um mérito tremendo de 2 portugueses absolutamente excepcionais que, para espanto geral, vêm os seus feitos constantemente diminuídos por aqueles que deveriam gritar mais alto as suas conquistas.

por Creep