O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

14 de junho de 2012

Onde anda o melhor do mundo?










Assisti apenas à segunda parte do jogo de Portugal com a Dinamarca e no aeroporto de Amsterdão, cheio de holandeses a celebrar o empate da Dinamarca e um valente in your face proporcionado pelo Varela.

Mais uma vez a entrada do Varela mostra que estamos lá para ganhar. O que teria sido se Cristiano Ronaldo não tivesse sucumbido à pressão e tivesse feito o que fez 60 vezes no Real Madrid? Provavelmente a primeira goleada do Europeu. É preciso dizer que acho o Cristiano Ronaldo o melhor jogador do mundo, mas chega de desculpas para as fracas exibições na selecção. Se, como todos sabes, não há Ozil, Kedhira, Casillas ou Benzema na selecção, um one on one com o guarda-redes não depende de mais ninguém e portanto está sujeito a todas as críticas. Não é admissível falhar as oportunidades que Ronaldo falhou, simplesmente não é admissível. Se fosse Nuno Gomes, estaríamos todos habituados e ainda lhe batíamos palmas pelo esforço, mas Ronaldo não pode falhar aquilo.

No entanto, para os adeptos do Messi que já estão a esfregar as mãos de contentes, não percebo porque falam sempre de Messi a Cristiano quando o CR7 não está bem, e ninguém questiona a genialidade do anão quando não marca golos pela Argentina. A pressão a que Cristiano está sujeita é enorme, por parte de todos que acham que ele tem que ser capaz de levar a selecção ao colo. Mas isso não explica como se falham oportunidades como as de ontem. Imperdoável.

Resta esperar que o melhor jogador do mundo supere a tensão da pressão e apareça quando voltarmos a precisar dele, senão, de que vale ter o melhor do mundo se na hora h ele fica a pensar no Messi?

Quanto a perspectivas, depois deste jogo, mantenho a confiança de que podemos mesmo aviar a Holanda e chegar longe, basta manter a atitude e Ronaldo jogar um bocadito.

por Creep

12 de junho de 2012

Argentina ganha campeonato do mundo

Argentina vence o Campeonato do Mundo Gay em futebol. Na final os argentinos ganharam 6-0 ao Uruguai, parece que só o Messi marcou 4. No fim, os adeptos uruguaios revoltados com a má prestação da sua selecção ainda os insultaram de mariquinhas dizendo que o futebol não é para meninas!

por Creep

10 de junho de 2012

Cara ou coroa?

Primeiro jogo do europeu e Portugal perde. Perde com uma das favoritas à vitória final mas não fez má figura. encostou os alemães durante a maior parte do jogo e teve 3 lances claros de golo onde faltou inclusivamente a sorte da bola passar a linha estando ali a uns centímetros.

Muito azar!
Bom jogo de esforço e de equipa onde se viu notou que Portugal não tem ninguém que dê preocupações aos adversários, podendo estes reforçar os esforços para parar Cristiano Ronaldo. Daí o menor rendimento do melhor jogador do mundo na selecção.

Falei aqui no Nélson Oliveira, pela prestação que teve no mundial de sub-20, no entanto, viu-se que não se pode confiar num jovem apenas para as fases finais, é preciso dar-lhe experiência e tirar-lhe responsabilidade, assim, não se percebe porque não entra Hugo Almeida que tão bem conhece o futebol alemão.

Arrojada a substituição de Raúl Meireles por Varela, mostrando a toda a gente que estamos para ganhar e não para ser o bombo da festa como parecia na preparação. Cada moeda tem duas faces e Portugal mostrou o lado oposto do que se viu contra a Macedónia e Turquia, e parece determinado a fazer um bom europeu. Veremos se contra equipas consideradas mais acessíveis não perdemos concentração como é normal, atentem no que aconteceu aos holandeses!

A Dinamarca surpreendeu e ganhou aos vice-campeões do mundo. Um golo bastou e, a brincar a brincar, baralhou as previsões de toda a gente, obrigando a Holanda a ganhar os 2 próximos jogos se quiser passar e Portugal a fazer o mesmo, que já se provou, não será fácil.

Depois desta primeira jornada do grupo, e ainda sem ver os restantes 2 grupos, parece-me que o campeão sairá deste grupo. Sabendo claro, que quando for o "mata mata" tudo pode acontecer.

por Creep

9 de junho de 2012

Começou o Euro.

Primeiro jogo do Euro e a tendência para beneficiar a equipa anfitriã mantém-se... Uma primeira parte vergonhosa do árbitro quase deitou tudo a perder. Depois, Karagounis deitou mesmo a vitória fora com um penálti que até não foi mal marcado tendo em conta que Karagounis já devia jogar de andarilho. A Rússia, despachou aquela que para mim é a equipa mais fraca do grupo com 4 golinhos e, pelo que se viu ontem, vai despachar as outras também. Hoje são os lusitanos a entrar em campo e vamos lá ver se a garra com que se insurgem contra quem criticou as miseráveis provas de falta de vontade contra a Macedónia e Turquia, se vê hoje em campo. GARRA E QUERER!

por Creep

7 de junho de 2012

Concentração senhores! Concentração!

É uma realidade que a preparação para o Europeu não correu nada bem dentro de campo, estamos a 1 dia do início da competição e os nossos adversários vão marcando pontos... nós? Vamos marcando passo. Fora de campo, parece que a Federação anda a fazer bom dinheiro com reportagens exclusivas, patrocínios, e visitas em festa a toda a hora. Escusado será dizer que este exagero à volta da selecção, impede a concentração naquilo que é essencial: jogar futebol!

Concordo em absoluto com as declarações de Manuel José. Concordo com a forma, conteúdo e escolha do momento (expressão tantas vezes substituída pelo estrangeirismo "timing", mas estamos a falar da selecção portuguesa que diabo!).

Gostei da forma porque acho que mesmo quando as coisas são ditas às claras, há sempre alguém que tenta camuflar e minimizar aquilo que não pode ser relevado, quando se grita como fez Manuel José, aumentamos a possibilidade de nos fazermos ouvir e fugimos aos poderosos filtros que por aí andam.

Gostei do conteúdo, porque é exactamente o que penso daquilo que se viu da selecção. É evidente que num país já sem tanga, tirar uma folga em carros de muitos milhares de euros aumenta a responsabilidade de representar o país, não que não se saiba que os têm... mas é suposto estarem a trabalhar, não a andar de carro e charrete por aí. Não se trata de diversão ou alegria, tratar-se-ia disso se em campo as exibições não parecessem que estão sempre de ressaca. Apesar das críticas de muita gente que geralmente não passam de gajos com a mania de que quem lê Goethe e ouve Debussy não pode gostar do mesmo que um fã de Toni Carreira que lê "A Bola", é o futebol que ainda vai levantando a moral, goste-se ou não, por isso a responsabilidade é grande e deve ser levada a sério.

Gostei da escolha do momento, porque, em primeiro lugar, não seria possível falar de folgas sem sentido e passeios de charrete antes delas acontecerem. em segundo lugar porque acho que é agora que se deve falar e não depois de ter corrido mal, quando já não há nada a fazer. Em terceiro lugar porque isto pode muito bem servir de motivação aos jogadores, como espero que sirva, senão estamos condenados...

Devo informar que sou Anti-Queiroz desde o tempo em que achava que o nome dele se escrevia "ós". Por isso, as próximas palavras são tudo menos imparciais e em total preconceito para com o homem do ex-bigode. O tal que deitou a selecção abaixo, com um futebol fraquíssimo e que, como treinador principal tem como ponto alto da carreira 6 meses no Real Madrid (ainda acho que foi por engano...), veio, depois de Manuel José, juntar-se às vozes críticas e fazer o que sempre acusou os outros de fazer.

A imbecilidade ao serviço
da vingança mesquinha
Carlos Queiroz fê-lo, não porque esteja preocupado com o que os possíveis maus resultados da selecção, não porque viu o que mais ninguém viu, mas porque quis aparecer. Tentar desestabilizar para que possa depois vir dizer que com ele nada disto teria acontecido e que teria ganho o europeu etc... O habitual neste senhor que acha realmente que é melhor que todos os outros com a arrogância que se lhe conhece.

Carlos Queiroz veio também dizer que o tentaram pressionar para que o 23º jogador fosse escolhido pelo público. É inadmissível! Eu sugiro, que sempre que o Queiroz vá treinar uma selecção (que nunca mais seja a nossa já agora) seja ele a escolher o 23º jogador e não o público. Mas só o 23º que é para ver se o Burkina Faso (pode muito bem ser o próximo destino dele), consegue finalmente ganhar ao Lesoto.

Uma pequena pergunta para os anti-Scolari deste país: são preferíveis os assobios e desconfianças às bandeiras nas janelas? Para quem ainda não percebeu, vamos estar outra vez 40 anos à espera de uma selecção de excepção como as de 1966, 2004 e 2006. Shhhhh Não digam a ninguém... mas Scolari esteve nas duas últimas...

por Creep