O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

29 de agosto de 2013

Sorteio da Liga dos Campeões

O sorteio da Liga dos Campeões foi bom para o Benfica,que facilmente se pode apurar em 2º, mas... no ano passado também tinha sido.

Já para o Porto, embora não seja impossível, quem viu os jogos da supertaça espanhola sabe que este não é nada acessível. Ao mesmo tempo ir a São Petesburgo jogar com o Zenit em Novembro não é nada fácil. A ver vamos se este é mais um ano de Liga Europa para o Porto.

Os potes deste ano podiam ter dado grupos terríveis, ao nível do grupo do Real Madrid, Manchester City, Ajax e Dortmund da época passada. Mas não deu. Os grupos mais difíceis talvez sejam o F, de Arsenal, Marselha, Dortmund e Nápoles ou o H de Barcelona, Milan, Ajax e Celtic, este, se o Ajax atinar este ano.

É difícil entender, por exemplo, como é que o Dortmund, actual vice-campeão alemão e finalista da liga dos campeões, e campeão alemão em 2011 e 2012 foi atirado para o pote 3. A verdade é que com os potes deste ano podíamos ter um grupo com Barcelona, PSG, Dortmund e Nápoles, por exemplo.

É cada vez mais difícil entender os rankings da UEFA ou FIFA, prémios, etc... Valha-nos enquanto a Champions vai tendo prestígio, porque os rankings e prémios...

Nota para o prémio de melhor jogador a jogar na Europa na época 2012/2013 que este ano foi atribuído a Frank Ribéry. E que tal acabar com os prémios por votação? Acabavam-se as palhaçadas também.

por Creep

27 de agosto de 2013

O Benfica é mesmo uma religião.

Está cada vez mais bíblica a situação no Benfica. Senão vejamos:

Na bíblia, Jesus foi negado 3 vezes "Em verdade te digo que esta noite, antes de cantar o galo, três vezes me negarás", disse Jesus a Pedro. Também no Benfica Jesus foi negado 3 vezes, Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal.

O dia é domingo e aos 92 minutos de jogo (ironia do destino) o Benfica perdia em casa com o Gil Vicente e todo um estádio estava de pedras na mão prontinho a crucificar Jesus. Dois minutos depois, o Benfica vira o resultado e Jesus ressuscita, 92 dias depois (outra vez o 92),  antes do cantar do galo, de Barcelos, passando de fraude a salvador, tal como o original.

Depois de Maxi Pereira trair Jesus com um lance que se não foi por 30 moedas... aparece um Luísão a insultar e a questionar a fé dos fiéis. No fim, é um beijo de Jesus ao pecador Maxi Pereira em plena catedral, que traz a paz à terra santa e ao balneário da luz.

A ver vamos se esta ressurreição é duradoura e contraria a tendência bíblica da história recente do Benfica, ou se no Sábado, em Alvalade vamos assistir à ascensão de Jesus e à solidificação do estatuto de religião em Portugal  do clube da luz.

por Creep

21 de agosto de 2013

Pequenos Paços europeus.

O Paços jogou ontem a primeira mão da eliminatória da Champions, sem direito a hino. Não por causa da fraquinha exibição, mas porque o hino só toca a partir da fase de grupos.
A Champions lá longe... quase não se vê.
Mas a verdade é que vem ao de cima um dos principais problemas do futebol português. As equipas pequenas são demasiado pequenas e, quando não jogam nos seus pequenos campos de matraquilhos com relva pelo joelho e por entre os buracos (a UEFA não deixa), levam a chamada "abada" e só não levam mais às vezes, por poupança do adversário.

Em Portugal o Paços anda há anos a beneficiar do seu campo apertadinho e cheio de buracos, para tirar pontos aos grandes e ir ganhando vantagem aos pequenos (excepção feita à última época). E fá-lo porque nem nos sonhos debaixo do boné do Paços de Ferreira, a equipa sénior de futebol jogaria a Liga dos Campeões, mesmo a pré-eliminatória.

E quando joga, como a UEFA obriga a jogar num estádio, é uma presença que serve apenas para repartir os escassos pontos que Portugal vai fazendo na Europa, por mais equipas, o que nos faz baixar o ranking.

Falhando a Liga dos Campeões, como é mais do que provável depois do 1-4 de ontem, o Paços vai para a fase de grupos da Liga Europa, e, como nessa altura o Estádio do Dragão está ocupado com um qualquer Real Madrid, talvez o Paços se veja obrigado a alugar o Estádio do Bessa, por exemplo e se veja novamente em desvantagem por não jogar na Mata Real.

Espero sinceramente estar enganado, mas o Paços do Costinha, cujos fatos Armani não fazem "pandã" com o boné da capital do móvel, vai sair rápida e facilmente da Liga Europa, como aconteceu o ano passado com a Académica e antes com o Nacional, etc...

Uma nota para a primeira mão da Supertaça Espanhola que está agora no intervalo e o Atlético de Madrid já ganha por 1-0. O Barcelona continua a ser fabuloso a dar 7 e 8 aos desgraçadinhos, mas a falhar quando alguém os enfrenta para ganhar e não para os deixar jogar a seu bel-prazer.

Villa marcou um golaço, numa espécie de F*** You ao Barcelona que o dispensou para poder jogar sem ponta-de-lança e ficar mais 1 ano a passar a bola ad nauseum.

Só desejo que este ano, seja o Chelsea do Happy One a eliminá-los da Champions, porque se for o Bayern do, agora persona non grata, Guardiola ainda levam outra vez 7-0.

por Creep

19 de agosto de 2013

Volta o Campeonato. Volta a Bola de Couro.

Começou o campeonato 2013/2014.

Quando toda a gente esperava outra luta a 2, eis que o Benfica leva 18 jogos seguidos a sofrer golos e até os adeptos estão com dificuldade em dizer o que dizem todos os anos: "Este ano é que é". Isto para quem estava convicto que ia jogar a final da Champions League no Estádio da Luz, é um valente murro no estômago e começa a ficar difícil justificar os maus resultados e más exibições.

O Porto, igual a si próprio, mesmo com um treinador tenrinho, mas que vai aprendendo, ganha sem convencer. Ganha sem polémica, mas com lances que, convenhamos, abriram o jogo para um Porto que, pelo que mostrou na primeira parte e até no início da segunda, não parecia capaz de virar o resultado. Resultado, 3 pontos para os campeões nacionais.

O Sporting arranca muito bem! Belíssimo jogo em Alvalade contra um Arouca que se viu a ganhar e achava que seria como no ano passado, quando o Sporting não ganhava a ninguém, especialmente se entrasse a perder. Não foi assim ontem, e muito por culpa, não de Montero (que marca 3 na estreia), mas por causa de uma mão cheia de putos que vêm cheios de vontade de jogar.

Destacam-se Wilson Eduardo, Capel, William Carvalho e Rui Patrício, quase todos prata da casa. A ver vamos se isto é para durar ou se se vão a baixo à primeira derrota.

Com um hat-trick no primeiro jogo oficial, Montero é claramente a figura da jornada
Na restante jornada, ganha destaque a derrota do Paços de Ferreira em casa, mesmo antes de jogar a histórica eliminatória contra o Zenit. Pode querer dizer que já estavam com a cabeça no jogo da Champions, ou que vão ser facilmente eliminados por Hulk e companhia.

Para a semana há mais e daqui a 2 semanas há Sporting - Benfica. Ainda por cima o mercado ainda não fechou e muita coisa pode mudar até Setembro. Fazer prognósticos agora... hummm... naaaaa.

Nota: A Bola de Couro abriu o seu canal no Youtube, aqui e já tem o seu primeiro vídeo online, aqui.

por Creep