O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

13 de março de 2013

Assim não!

Onde esteve o Porto hoje? Em Málaga não foi de certeza. Que vergonha de jogo se viu hoje. Não me lembro de ver um jogo em que todos, repito TODOS os jogadores não acertarem um passe, um corte... nem os posicionamentos estiveram perto de serem correctos.

Fernando fez o pior jogo desde que está no Porto. Alex Sandro ainda deve estar lesionado porque correr... Otamendi corria para todo o lado sem qualquer critério e Danilo parecia estar sempre a jogar ao meínho. Mangala não dava seguimento a uma única saída de bola e Lucho nem as recepções de bola lhe saíam bem.

Moutinho foi, como sempre o único que se safou na primeira parte e saiu ao intervalo como prémio. e Defour... o que dizer de um jogador que é expulso daquela maneira? É preciso cabeça! Varela nunca conseguiu receber jogo nem fazer pressão e Jackson nunca viu a bola mais perto do que a biqueira da bota, de costas para a baliza. E nem 1 golo mal anulado ao Málaga serviu para o Porto acordar.

É certo que James não está a 100%, mas o que é preciso Atsu fazer para ser titular? Não seria de prever que ia ser preciso velocidade para responder ao Málaga? Ou Vítor Pereira achava que o Málaga ia fazer o mesmo jogo que fez no Dragão?

Hoje foi o pior Porto colectivo e o pior Porto individual da época e, talvez porque tenha má memória, o pior jogo do Porto de Vítor Pereira.Resta-me lamentar que este senhor "treinador" já está há 631 dias à frente de uma equipa grande demais para as suas capacidades.

Nem as queixas mais do que justas sobre os amarelos dados a Porto e Málaga (como é possível Toulalan acabar o jogo?) justificam a derrota de hoje. Assim não e garantidamente não é assim que se pode eventualmente ganhar o campeonato.

Na Alemanha o Arsenal foi lá ganhar 2-0 o que não chegou para virar a eliminatória mas que serve para Arséne Wenger ser eleito 1 dos 3 melhores treinadores do mundo como é normal todos os anos.

6ª feira há sorteio para ver se é para já a final da Champions com outro Real - Barça ou se o senhor Platini vai fazer o caldinho para garantir a presença da sua equipa de eleição na final.

por Creep

Estará o Barcelona de volta?

O Barça de Jordi Roura (?????) vingou a dream team de Johan Cruyff e aplicou a mesma dose que o Milan de Fabio Capello a este Milan de Massimiliano Allegri lhe deu em 1994.

Contrariamente ao embate de 1994, quando os treinadores tinham realmente um papel importante e Capello derrota o Eusébio do Barcelona (tal como o D'Eusébio, Cruyff é até hoje, pelo menos, parcialmente responsável por toda e qualquer vitória do clube catalão, mesmo já estando quase tão chéché como o Pélé), este Barça-Milan teve como protagonistas, essencialmente os jogadores.

Messi, Iniesta, Villa e Xavi fizeram por si só, o que Romário, Guardiola, Stoichkov e Nadal não conseguiram em 1994. Em grande parte porque do outro lado não havia Savicevic, Boban, Donadoni ou Maldini, nem... Capello.

Depois de terem perdido 2 jogos em 5 dias com 2 Reais diferentes, os matraquilhos da Catalunha não podiam perder, sob pena de assinarem a certidão de óbito do todo poderoso Barcelona que hoje anda por aí a ser idolatrado desconfio por serem a equipa mais fofinha e simpática do mundo. Todos são pequeninos e fazem com que soltemos um "ohhhhhh" quando simulam uma qualquer falta, deve ser por isso.

Ontem Allegri teve demasiado medo do Barça e por isso levou 4. É certo que não tinha Pazzini e como Balotelli não pode jogar na Champions, teve que jogar sem ponta de lança (Niang não conta), mas mesmo assim, já devia ter percebido que se o Barça não tem quem lhes meta medo na defesa, é certinho que Iniesta &Cia lhes vão fazer a folha, mais cedo ou mais tarde.

Porquê Muntari e Robinho no banco? Coisas de treinadores...

Mas e Yilmaz? O homem não larga CR7 na lista de melhores marcadores e marcou outro ontem na vitória do Galatasaray cheio de estrelas, frente ao Schalke que a certa altura até pareceu dar luta, e não lhe tivessem tirado 2 penáltis, talvez tivesse mesmo eliminar o sensacional Yilmaz, o retornado Drogba e o baixinho Sneijder. 


Uma nota só porque detesto mesmo o Messi: Se os árbitros marcassem todas as faltas que são marcadas sobre Messi, os jogos paravam de 30 em 30 segundos.

por Creep

6 de março de 2013

Real e Dortmund: Os gigantes do grupo da morte seguem em frente.

Começa a definir-se a Liga dos Campeões. O Dortmund dá 3 em casa ao Shakhtar , Real vira a eliminatória em Manchester e os 2 sobreviventes do grupo da morte mostram claramente porque é que foram apurados para os oitavos de final num grupo com o campeão inglês e holandês.

Devo dizer de antemão que sou adepto (desde o Hugo Sanchez) do Real Madrid e acho, sinceramente que este ano é um enorme candidato a ganhar a Champions.

Vi o jogo em Manchester e fiquei com sérias dúvidas, não tivesse Nani ter sido (exageradamente) expulso, se o Real teria conseguido desmontar o fabuloso posicionamento táctico da equipa de Sir Alex.

Sem o contra-factual é sempre muito difícil saber se um Manchester com Giggs 90 minutos em campo aguentaria um Real atrás do resultado, mas que a expulsão condicionou o jogo, disso não há dúvidas. Este foi aliás um jogo muito fraco de um árbitro que já vem há muito a habituar-nos a arbitragens... bom... digamos... discutíveis, para ser meiguinho.

Diego López fez um jogo típico de quem quer agarrar a baliza do Real até ao fim da época, mesmo depois do regresso de Casillas, aproveitando os azeites entre Mourinho e o namorado da Carbonero.

Este foi um jogo tendencioso para os lados de Madrid, mas não invalida que o Real tenha sido melhor nas 2 mãos, e, por isso um justo vencedor, tal como seria o Manchester se, por acaso tem eliminado os campeões espanhóis.

Uma nota para os idosos: Sou fã de Giggs, desde sempre! Nunca gostei do United mas sempre me fez confusão porque é que Giggs nunca foi, nem sequer votado entre os 3 melhores do mundo numa carreira que dura há 22 anos. Mas hoje, o galês de cabelos grisalhos mostrou que não aguenta 90 minutos de um jogo a eliminar contra o Real Madrid, talvez aguente contra o Norwich, mas contra o Real? Não me parece.

E Sir Alex? Mourinho demora 30 segundos a decidir-se por Modric depois da expulsão de Nani, Ferguson demora deixa Rooney 73 minutos no banco. Tudo se permite a que tem a carreira do "elderly scotsman" mas umas decisões são mais fáceis de perceber do que outras.

Na Alemanha tudo natural, embora na 2ª parte os ucranianos tenham lutado pela sua vida, com 2 ou 3 lances que fazem com que fiquem melhor na fotografia.

Amanhã há 2 jogos de duas eliminatórias que já estão praticamente resolvidas, embora, o Valência possa ainda surpreender os sheikhs de Paris.

por Creep