Longe vão os tempos da época 2000/2001 de um super Boavista campeão, que subjugava os seus adversários, de uma raça inigualável, de um sentido de colectivo insuperável e de uma direção sustentada e de pés assentes na terra.
Mais de 10 anos depois, pouco resta desse Boavista que não seja um estádio de que já não é proprietário e umas camisolas esquesitas que encantaram a Europa. Porque eu fui um dos que estive presente em jogos mágicos. Liverpool, Dynamo Kiev, Borussia de Dortmund, Manchester United, Málaga, PSG, Celtic... Tempos inesquecíveis que agora voltam ao pensamento.
Tudo isso é história agora. O Braga tornou-se com todo o mérito no novo Boavista. E o clube do xadrez segue inglório na 2ª Divisão B. No momento no 12º lugar. Pouco, muito pouco mesmo para as circunstâncias.
Um Boavista que no ano transacto empatado com o Tondela em 1º lugar, não reuniu as condições necessárias para disputar o Playoff de Acesso à II Liga e voltar desta forma à 2ª Divisão Profissional da Liga num processo lento mas sustentado de recuperação. Mudou o treinador, temos o histórico Petit ao comando, uma mudança importante na direcção do clube após o importante contributo do ex-Presidente Álvaro Braga Junior a quem louvo a abnegação e o amor ao Boavista Futebol Clube.
Mas todas estas mudanças devem servir para uma forte reviravolta. Uma forte reviravolta num clube histórico do futebol português. O Boavista deve-se refazer rapidamente e lutar ainda esta época pela possibilidade da subida.
O anunciado fim de II Divisão Norte, Centro e Sul faz com que as possibilidades de subida para as principais competições da Liga sejam ainda mais difícil. Com tudo o que daí advém, receitas, patrocínios, direitos televisivos. Porque um clube como o Boavista deve voltar ao seu merecido lugar.
O 4º clube em Portugal com mais títulos conquistados. Porque no dia de hoje bate a saudade. Depois de Benfica, Braga e Porto, hoje foi vez de Sporting, Marítimo e a histórica Académica defenderem as cores nacionais nas provas europeias. Lugar antes reservado ao clube da Avenida da Boavista.
25 de outubro de 2012
Saudosismo: o Boavistão Europeu
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Enviar um comentário