O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

20 de fevereiro de 2013

Bocas não ganham jogos.

Que semana esta na Champions. O Porto com um golo fora de jogo faz um resultado mais do que justo, aliás, se houvesse justiça, tinham era sido 2, já que o Málaga nem tocou na "xixa" até estar a perder.
Mas o melhor estava guardado para hoje.
O Milan cala a boca de Xavi, que do cimo da humildade tão apregoada pelos fãs da equipa de anões que joga prás bandas da Catalunha, disse que iriam recordar este Barcelona como se recordam os Lakers de há 30 anos. A humildade fica bem a todos...

Ontem, apesar de fora de jogo, Moutinho mostrou porque é hoje 1 dos melhores médios centro do futebol mundial e que tem lugar em qualquer equipa do mundo, sem excepções!

O Málaga, que eliminou o Zenit de Hulk e Witsel e ficou à frente do tal Milan que deu 2 ao Barça, rematou uma... vou repetir: UMA vez durante os 90 minutos e o porto faz 59% de posse de bola frente ao 4º classificado espanhol.  Muito por culpa de Moutinho, mas também de Alex Sandro. O que dizer do lateral esquerdo do Porto... Cada jogo melhor e claramente já hoje um dos melhores laterais esquerdos do mundo!

O Porto pode, e convenhamos que poucas vezes terá oportunidades melhores para passar aos quartos-de-final da liga dos campeões, passar a eliminatória em Málaga sem grande dificuldade, mas sem nunca menosprezar a equipa espanhola... olha o que aconteceu ao Barça.

E o Milan? Pois é, não se ganham jogos antes de os jogar, mesmo que se seja o Barcelona que, se a Liga dos Campeões fosse por votos como o prémio FIFA de melhor jogador do mundo, ganharia todos os anos, sem sequer pôr os pés na relva.

O Milan foi aquilo que é o estereótipo das equipas italianas, 39% de posse de bola e 2 golos a mais do que o adversário. Capaz de ser brilhante como na jogada do 2º golo, o Milan tem, ainda assim que ter muito cuidado em Camp Nou, porque se há equipa que consegue marcar 3 golos ao Milan (quando joga na champions, note-se) é este Barça.

Quase despedido depois do pior início de época de sempre da história do Milan na Serie A, Allegri trouxe o Milan de volta às primeiras páginas dos jornais pelas melhores razões e fez lembrar 94 quando Savicevic foi ao Estádio Olímpico de Atenas dar um show de bola e o Milan atropelou o Barcelona de Guardiola, Stoichkov e Romário por 4-0. Tal como o Porto, nada está ganho e é preciso muito cuidado na 2ª mão.

Quem está tranquilinho é o Bayern que ontem mostrou que o Arsenal de um tal de Wenger, que tem nome de cor de móveis e que todos os anos, faça o que fizer está sempre nos 5 melhores treinadores do mundo (uma espécie de Barcelona dos treinadores para a FIFA), joga ainda menos sem Nasri e Van Persie, indo a Londres ganhar por 3-1 e arrumar a questão.

Para terminar o assunto Champions, o Galatasaray do goleador Yilmaz (que golo hoje, hein? senhor Burak!) e dos recém chegados Drogba e Sneijder ainda pode (se estes 2 senhores se integrarem a tempo) fazer brilharete este ano. Ficamos à espera!

por Creep

15 de fevereiro de 2013

Para a dor de cabeça, tinto e moelas do Barbas.

Arrancou hoje, na Alemanha, a segunda parte das prestações portuguesas na Europa. Benfica foi jogar ao fresquinho de Leverkusen e agora quem tem que tomar aspirinas para a dor de cabeça são os loiros, símbolos da eficiência, da Europa do norte.

Basicamente se envolver pontapés a uma bola, nós os portuguesitos damos um show de produtividade e os alemães têm que vir cá fazer mais do que fintar em linha recta.

Cardozo marca e de prémio foi tomar um banho quentinho mais cedo que estava um frio de rachar. Que grande jogada a do golo. Segundo ouvi na rádio, parece que o Leverkusen não jogou com uns 2 ou 3 titulares e pode, se os quiser por a jogar na Luz, fazer outra figura em Lisboa.

Na primeira parte, deu mais gozo ver a neve a cair  em cima do Luisão e tentar perceber se a careca ia, em algum momento, ficar branca, do que ver o jogo, propriamente dito. Muito fraquinho.

Ainda não ouvi o Jesus falar, mas de certeza que gostou da substituição do Salvio e chamou a si o mérito da vitória.

Só uma nota final: hoje de manhã ouvi que esta fazia lembrar uma eliminatória e um resultado históricos do Benfica. Eu lembro-me do jogo Bayer-Benfica de Março de 1994 e foi, de facto memorável e histórico... o jogo! Não me passa pela cabeça que 4-4 nuns quarto de final da Taça das Taças seja um resultado histórico na vida desportiva do Benfica, sobretudo tendo em conta que nessa altura ainda iam ganhando qualquer coisa e a última final da Champions tinha sido só há 6 anos.

Bom jogo em Leverkusen, mas é preciso ter cuidado na Luz... o Bayer joga mais do que mostrou hoje e o Benfica tem a inconveniente mania de achar que, por vezes, é melhor do que os outros e isso, geralmente dá mau resultado.


por Creep

14 de fevereiro de 2013

A Bola de Couro,de cara lavada!

Voltam as equipas portuguesas às competições europeias e volta a Bola de Couro, de cara lavada para acompanhar o resto da época. A falta de tempo fez a bola parar (mas só esta, a de couro) e resolvemos fazer uma metamorfose ao site para ajudar à mudança.

Vamos tentar, dentro daquilo que o tempo permitir, acompanhar a manter todas as páginas das competições actualizadas, agora que separámos as principais ligas, as competições europeias e as de selecções.

Pequenas sondagens vão aparecer para sabermos as vossas opiniões, mas a participação dos visitantes não se fica por aí. Já temos a nossa página do Facebook que manterá todos os seguidores em sintonia com as actualizações dos posts feitos no site, bem como outros pequenos "treats" de futebol e de outros desportos, sempre que... basicamente... nos dê na veneta. Lá é o sítio certo para mandar bocas telegráficas e moer o juízo sempre que acharem de premente importância, ou só porque sim. Mas há mais!

Haverá um espaço, permanentemente aberto a quem quiser ser autor na bola de couro, já que teremos autores convidados que podem, se houver oportunidade, vontade e disponibilidade, passar a autores permanentes ou por períodos mais alargados. Para isso só têm que enviar um email a manifestar a vontade de escrever na bola de couro para geral@boladecouro.com. E depois é fácil, fácil.

Esperemos que gostem da nova Bola de Couro e que, agora que já não temos o site do Público a ajudar (que aliás não está lá grande coisa...), tragam convosco mais gente para este pequeno projecto que se quer altamente participativo para que possa ser também um bocadinho vosso.

Já a seguir, o primeiro post da nova Bola sobre a vitória do Benfica na Alemanha.

por Creep