O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

14 de novembro de 2012

Somos potência mundial no Futsal, até na baliza

O que por norma é um espaço dedicado ao futebol de 11, dedico umas palavras mais que merecidas ao futsal português. Numa situação de crise como a que hoje vivemos, sofremos um défice de orgulho nacional numa nação de Descobridores.

Um país de tristes fados mas de enorme espírito. Não somos um país de desportistas, não somos um país de Desporto Escolar, não somos um país que invista na qualidade de vida através da prática desportiva. Nisso falhamos a toda a linha. Como em muitas outras coisas.

E portanto quando uma qualquer modalidade se destaca, eu vibro como o que mais sente. E o futsal desde há largos anos que tem dado motivos para vibrar e orgulhar. Quanto mais não seja porque é das poucas modalidades para além do futebol de relva, acredito mesmo que seja a única, em que nos destacamos por ter o melhor jogador do mundo na pele do Ricardinho. Mas não só. Porque o futsal não é só Ricardinho.

Quem tem visto este recente Mundial de Futsal na Tailândia percebe o enorme espírito colectivo e o crescimento desta Seleção. E esta vontade de superação tem como maior exemplo o mais recente Guarda-Redes titular de Portugal, André Sousa. Confesso desde logo os laços de amizade que me unem ao “keeper” nacional, que pode ser perceptível nas minhas palavras, por isso faço logo esse esclarecimento. Tentarei apenas que isso não seja um obstáculo de uma análise puramente desportiva.

O André é neste momento o melhor Guarda Redes de Futsal português. Simples. O espírito de luta deste jogador é admirável, sempre em processo de crescimento sustentado, nunca dando um passo maior que a perna e que colhe agora os frutos. Admito a minha pena que a aposta no jovem guardião apenas tenha surgido com a expulsão do titular de sempre. Mas de louvar a resposta dada pelo jogador que correspondeu e superou as expectativas.

Por ter acompanhado de perto, sei os pequenos passos dados pelo André nesta evolução e são, de facto, admiráveis. Passos que o levam neste momento a viver uma aventura nos Açores à procura de minutos em detrimento do conforto. Um jogador que querendo já estaria no Benfica ou Sporting correndo o risco de ser segundo mas escolheu a via menos fácil para poder lutar por uma oportunidade que por fim surgiu.
E escrevo hoje que Portugal perdeu mais uma vez com a Itália nos Quartos de Final do Mundial.
.

Depois de estar a ganhar por 3 ao intervalo. Mas há coisas mais importantes. Para além de Ricardinho, o André foi para mim o melhor jogador desta Seleção e um exemplo de competitividade para todos os outros. Porque agarrou com unhas e dentes a oportunidade que se lhe deparou. 

Outros deveriam olhar para este exemplo e trabalhar mais para que, em conjunto, possamos conquistar um título que a qualidade destes jogadores justifica. No final do jogo e na flash interview, um jogador italiano ainda comovido com a reviravolta e vitória contra Portugal exprimia que “estes jogos são os jogos de uma carreira de um jogador”. Se isso é verdade, só temos a aprender desta derrota.

E irmos até ao fim na próxima competição. E lá, tenho a certeza sobre quem estará a defender a baliza da Seleção Nacional. Finalmente

por José Coelho

2 de novembro de 2012

Os colombianos e o atrasado "Sozinho" Lopes.

Jackson Martínez soma mais 2... sem mais meritíssimo.  E que golo de Varela a mostrar que sem Hulk o Porto joga diferente mas não está necessariamente pior. James entra nas contas para melhor marcador do campeonato com um Moutinho a subir de rendimento.

Ganha-se confiança no Dragão à custa de um Marítimo fraquinho demais para se poder elogiar o treinador. Pena foram as 3 substituições forçadas por lesões sem contacto... há que melhorar o relvado, devia ter-se pensado nisso em Agosto, agora, só para o ano.

Nem sei mais o que dizer, agora é esperar pelo apuramento na fase de grupos da Champions já na 3ª feira para descansarmos.

Amanhã o Benfica joga em casa mas já não vai lá com Luisinhos, que este Guimarães é mais duro de roer que o Gil Vicente da semana passada. JJ diz que a prestação dele não se resume a esta época, mas a verdade é que se não ganhar o campeonato este ano, não sei se vai ganhar para as madeixas...

O Sporting.... ahhh o Sporting.... Fosse tal descalabro do outro lado da estrada e estaria a assistir de camarote e balde de pipocas, mas trata-se de um clube que já anda a sofrer há muito, muito tempo, e merece por isso, misericórdia.

Sai Sá Pinto e no mês seguinte entra um treinador ainda mais mal encarado que põe logo os jogadores a dizer que com o "acerta bigodes à chapada" do Sá Pinto era tudo na maior fofice. Um tenrinho ao lado do Vercauteren.

Chegou o treinador, viu 2 jogos da bancada, como se ainda estivéssemos em Julho e o adjunto só se decide para a semana. Alguém que avise o homem "forte" do Sporting, vulgo Sozinho Lopes, que já estamos a chegar ao Natal, não tem todo o tempo do mundo, até porque um dia destes os juve leos fazem-lhe a folha... Quando se trata de futebol o melhor povo do mundo é mais violento do que quando lhe tiram o 13º mês... Cuidado!

por Creep