O futebol português em destaque

Todas as competições de Portugal (se calhar nem todas) e todos os craques. (bom, quase todos)

A melhor liga do mundo

Os melhores clubes, as melhores competições, às vezes até as piores aqui, na Bola de Couro.

Os craques de hoje e de ontem

A febre futebolística leva-nos a chamar "anão" a um génio e "oleoso" a outro. Uns batem, uns riem, outros até dão cabeçadas, mas é pelas bolas pelo meio das pernas de um adversário de rins torcidos que vamos ao estádio.

Todos somos fãs...

Uns mais fanáticos, outros mais bonitos.

Porque nem só de futebol vive o mundo

Os outros desportos vão andar por cá, mas menos.

3 de julho de 2012

Os "melhores" 23 do Campeonato da Europa

A UEFA do senhor Platini elegeu os 23 melhores jogadores do torneio, são eles:
Guarda-Redes: Iker Casillas, Gianlugi Buffon, Manuel Neuer
Defesas: Pepe, Sergio Ramos, Fábio Coentrão, Jordi Alba, Philip Lahm e Gerard Piqué
Médios: Andrea Pirlo, Xavi Hernández, Sami Khedira, Sergio Busquets, Daniele de Rossi, Mesut Özil, Andrés Iniesta, Steven Gerrard e Xabi Alonso
Atacantes: Zlatan Ibrahimovic, Cesc Fàbregas, Mario Balotelli, David Silva e Cristiano Ronaldo

Esta lista tem algumas coisas que são inexplicáveis, como aliás é sempre de esperar de todo e qualquer rankind ou classificação, seja da FIFA ou da UEFA.

Nos guarda-redes, nada a dizer, os 3 melhores do torneio, Buffon de certeza um dos melhores da história, e Neuer, o futuro dos guarda-redes europeus juntamente com Patrício.

Nos defesas começa o hercúleo esforço de meter jogadores espanhóis à força nesta lista. Durante todo o torneio, cá dentro e lá fora, tanto se falou da melhor dupla de centrais formada por Pepe e Bruno Alves, no entanto é a dupla espanhola que aparece na lista, com Sérgio Ramos, que convenhamos não é o melhor central do mundo (talvez aqui esteja por ter marcado um penálti "à Panenca") e mesmo Piqué rouba, não descaradamente, o lugar ao francês Debuchy.

No meio-campo, 3 escolhas que não percebo. Khedira porque nada de diferente oferece quando comparado, por exemplo com de Rossi ou até Raúl Meireles que não fez um grande europeu, mas o khedira também não. Mais uma entrada forçada de um espanhol: Busquets, um médio sempre banal, especialmente se compararmos com o brilhante europeu que fez o nosso Moutinho por exemplo. E que dizer de Steven Gerrard? Nada fez pela Inglaterra e prova que os nomes e interesses valem sempre mais.


Na frente um caso caricato para dizer o mínimo. A UEFA considera Fàbregas um avançado para o colocar na lista de 23, só faltava considerar o Arbeloa um médio e ficava o ramalhete completo. Ah não, espera, o Arbeloa não é do Barcelona, logo, o senhor Platini deixa de ter interesse.

por Creep